Fundac comemora Festa da Família com socioeducandos do Lar do Garoto

publicado: 21/05/2019 10h44, última modificação: 21/05/2019 10h46
lar_garoto.jpg

- Foto: Secom-PB

Fim de semana repleto de muita acolhida e confraternização com socioeducandos e familiares, do Lar do Garoto, unidade socioeducativa da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac). No sábado (18) e domingo (19), a Festa da Família reuniu a diretoria técnica da Fundac, Escola, direção, funcionários, agentes socioeducativos e todo o corpo técnico da unidade, para realizar atividades cheias de reflexão e emoção para os familiares dos adolescentes em cumprimento de medidas.

Segundo Luzivone Lopes, pedagoga do Lar do Garoto, foi um trabalho em conjunto para atender aos familiares de todos os socioeducandos do Lar do Garoto onde a diretoria técnica da Fundação, através do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, junto aos que fazem a Escola Cidadã Integral Socioeducativa Francisca Martiniano Rocha, a equipe técnica do Lar do Garoto, e todos os que fazem o atendimento aos adolescentes, para comemorar a Festa da Família nas Unidades Socioeducativas, em Lagoa Seca.

“Através do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, procuramos sempre realizar as atividades com as famílias e socioeducando, pois esta tem um papel fundamental no decorrer do cumprimento de internação. Foram momentos emocionantes com muita dinâmica, apresentação de música, e entrega de lembrancinhas e cartões confeccionados pelos socioeducandos, para seus familiares”, disse Cida Pereira, coordenadora do Eixo, que, para esta atividade, contou com o suporte de Silvana Cibelle e Maria do Céu Cabral, ambas as funcionárias da diretoria técnica da Fundac.

Os momentos de acolhida e confraternização foram feitos tanto pela Escola, através da fala de Luzivone Lopes, quanto pelo corpo técnico, através da assistente social, Socorro Nascimento, que, de forma dinâmica e espirituosa, levaram um pouco de reflexão para os socioeducandos e familiares. Luzivone Lopes, falou um pouco sobre a preparação e o envolvimento dos que fazem o trabalho socioeducativo no Lar do Garoto para que estas comemorações pudessem ser marcantes na vida de todos os presentes.

Já Socorro Nascimento enfatizou a importância de estarem reunidos para aquela atividade, lembrando o papel da família na vida de cada socioeducando. “Hoje estamos aqui para pensar a Família como um lugar de Deus, um lugar sagrado e para pensar acerca do valor que tem as famílias em nossas vidas e tentar transformando o negativo em algo positivo”, disse Socorro. Após a acolhida, a assistente social convidou os presentes para juntos, de mãos dadas, realizarem um momento de oração.

R.P.S, socioeducando do Lar do Garoto, aproveitou a oportunidade para falar um sobre o que tem vivido. “Eu amo muito a minha família. Quando sair daqui, vou mudar de vida”, prometeu.

Durante as atividades de confraternização, a coordenadora do eixo Profissionalização/Trabalho/Previdência, Silvana Cibelle, junto a Janaína Oliveira, técnica de referência do Eixo, no Lar do Garoto, entregaram 38 certificados de cursos aos socioeducandos, sendo 18 certificados pelo curso de Instalações Elétricas e 20 pela Oficina de Tecelagem. “Optamos por entregar esses certificados nas festas com as famílias para que elas possam compartilhar desse momento, junto com os socioeducandos”, enfatizou Silvana.

A Festa da Família contou ainda com a participação do professor de Música da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Francisca Martiniano Rocha, do Lar do Garoto, Kelson Ricardo, que junto aos socioeducandos e alunos convidados (Sapé), fizeram uma pequena demonstração do trabalho que vêm desenvolvendo na Unidade. “Hoje vamos mostrar um pouco do batuque e dos ritmos que trabalhamos durante as aulas de música na Unidade Socioeducativa”, disse o professor.

Além da entrega de lembranças, cartões, lanches e certificados, a Festa da Família no Lar do Garoto recebeu a doação de uma bicicleta, do procurador do Lar do Garoto, Alysson Filgueira, que junto aos funcionários da Fundac, sorteou para um dos socioeducandos e familiares.

“Como é lindo ver a grandiosidade de um trabalho realizado por muitas mãos. Gratidão a todos que se empenharam para fazer dessa comemoração um momento de paz e alegria para nossos socioeducandos e suas famílias, especialmente às Mães, que são as grandes homenageadas do mês”, comentou o diretor do Complexo Lar do Garoto, agradecendo ainda a todos que fazem a Fundac.