Forró anima Feira dos Aromas na FCJA neste sábado

publicado: 29/10/2021 10h49, última modificação: 29/10/2021 10h49

Depois do sucesso da estreia, a próxima edição da Feira dos Aromas, neste sábado (30), vem com mais diversidade de produtos e muita música. A animação fica por conta do Trio Chicote, que vai transformar o evento da Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, em um verdadeiro arrasta-pé. Das 8h às 12h, os frequentadores farão as suas compras ao som de xotes e baiões.

O Trio Chicote é formado por Chico Ribeiro (voz e triângulo), Rivaildo Filho (sanfona) e Adailto Gomes (zabumba). No sábado passado, as atrações foram o multiartista Dadá Venceslau, no papel de mestre de cerimônias, e o poeta e cantador Oliveira de Panelas.

Além de frutas, tubérculos, ovos e verduras, a feira ofereceu produtos artístico-culturais (livros, jornais, artesanato, música), gastronomia (bolos, biscoitos, tapiocas, doces), especiarias (temperos de todas as cores e cheiros), plantas (flores, folhagens e medicinais), cachaças e massagens, entre outros. No meio disso tudo, apresentações musicais e declamações de poesia.

Produtores de várias localidades se organizaram em barracas que tomaram a lateral do Museu Casa de José Américo e o pátio em frente ao auditório. Tinha feirantes do Sítio Jatobá, situado na divisa com o Rio Grande do Norte, da Cooperativa de Economia Solidária (Ecosol) ― que reúne os quilombos Rufino, de Pombal; Bomfin, de Areia; e Matias, de Serra Redonda - e de João Pessoa.

O evento também chamou a atenção do público do Projeto Acesso Cidadão, que acontece todos os sábados, na praia em frente à FCJA.

A base da Feira dos Aromas é a agricultura familiar de produtos agroecológicos, com a participação de produtores vindos de quilombos, assentamentos e comunidades rurais. A realização é da FCJA, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Diversidade – Na estreia do evento, o empoderamento feminino esteve em alta, com projetos como o Arte em Nós, voltado a mulheres de baixa renda, que levou peças em macramê; o Mulheres de Mãos Dadas, que ofereceu sabão feito a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha; e O Poder da Saia (que ajuda mulheres no âmbito profissional e emocional), que levou mulheres com especialidades em organização de ambientes, cosmética e auriculoterapia.

A feira também teve trabalhos em madeira, como as peças feitas com árvores de regiões atingidas por queimadas ― com as quais o artista Cacá Melo faz um alerta para o perigo da extinção das florestas ― e os brinquedos do mestre Chico Ribeiro, coloridos e chamativos, que encantaram crianças e adultos. E ainda teve Amélia Flores, iniciativa independente de uma família que cultiva flores de maneira orgânica e as vende em vasos de criação própria, em suportes de cordas e de macramê.