Notícias

Forças de segurança desocupam frente do quartel do Grupamento e permanecem no local para impedir volta de movimentos antidemocráticos

publicado: 09/01/2023 16h19, última modificação: 09/01/2023 16h19
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10
unnamed (8).jpg
unnamed (6).jpg
unnamed (7).jpg
unnamed (5).jpg
unnamed (3).jpg
unnamed (1).jpg
unnamed (10).jpg
unnamed (2).jpg
unnamed (9).jpg
unnamed (4).jpg

As forças de segurança iniciaram, às 10h30 desta segunda-feira (9), o trabalho da retirada de pessoas e tendas montadas em frente ao quartel do 1º Grupamento de Engenharia de Construção, na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital, cumprindo decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Os ocupantes retiraram as estruturas e as colocaram em um caminhão. E a PM reforçou sobre o teor da decisão, com retirada, inclusive, de banheiros químicos instalados no local.

 A Polícia Militar permanece no local nas próximas horas, a fim de garantir que organizadores e demais participantes não retornem ao local.

Antes da ação, o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, promoveu reunião com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Federal, e Guarda Municipal de João Pessoa, além de agências de Inteligência. O objetivo foi articular forças para dar cumprimento à retirada de movimentos antidemocráticos das ruas, em todos os municípios da Paraíba, de acordo com decisão do ministro do Superior Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Jean Nunes frisou que quem não cumprir a decisão pode ser preso. “A própria decisão faz referência à prisão em flagrante de quem estiver descumprindo. Essas pessoas serão levadas para a Central de Polícia ou para a Polícia Federal, de acordo com a competência”, explicou, acrescentando que a Segurança Pública da Paraíba está em cooperação com as agências de Inteligência do Brasil, colaborando com as investigações e identificando pessoas, financiadores, redes sociais, veículos utilizados, informando à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça para robustecer as investigações.

Ele ainda destacou que embarcam ainda hoje, para Brasília, 30 policiais militares do Batalhão de Choque, que vão compor esse grupo que vai reforçar a segurança no Distrito Federal. “Se houver necessidade podemos reavaliar para aumentar esse efetivo. O ministro Flávio Dino tem tratado isso diretamente com o governador”, detalhou.