Notícias

Final de semana no Hospital de Catolé do Rocha registra 69 cirurgias eletivas pelo Opera Paraíba

publicado: 29/07/2024 19h29, última modificação: 29/07/2024 19h29

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, desde o ano passado ampliou a realização de cirurgias eletivas. E, neste final de semana, a unidade realizou 69 cirurgias gerais eletivas de histerectomia (cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero), colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e hernioplastia (tratamento cirúrgico de hérnia). Foram 27 cirurgias na sexta-feira (26), outras 22 no sábado (27) e mais 20 procedimentos no domingo (28).

Além das 69 cirurgias do Opera, o hospital de Catolé atendeu ainda 428 pessoas na urgência e ambulatório médico no final de semana, entre os dias 26 e 28. Foram 168 na sexta-feira, mais 145 no sábado e mais 115 no domingo. Dores, cefaleia, infecção, sintomas de síndrome gripal foram as causas mais recorrentes de atendimento. O hospital, que também funciona como maternidade, realizou ainda três partos, 284 exames laboratoriais e 56 Raios-X. No período, houve 81 internações por causas diversas, além dos pacientes cirurgiados.

O mutirão de cirurgias pelo Opera em Catolé contemplou, desta vez, pacientes das cidades de Uiraúna, Bonito de Santa Fé, Santa Cruz, Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, Cajazeiras, Bom Sucesso, Poço Dantas, Jericó, Cacimba, Poço José de Moura, São José de Piranhas, São Bento, Bom sucesso, Belém do Brejo do Cruz. São José do Rio do Peixe e Catolé do Rocha.

“Os mutirões integram as ações do programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado para reduzir a fila de espera e facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos. A iniciativa se destaca como um dos mais bem-sucedidos programas de cirurgias eletivas na rede pública brasileira”, afirma o diretor geral do hospital, Fábio Cardoso. O médico lembra que todos os procedimentos são agendados via RegNutes, o sistema de marcação do governo estadual.