Fenafes promove intercâmbio de ações que estimulam a agricultura familiar no Nordeste até este domingo em João Pessoa

publicado: 17/11/2023 16h30, última modificação: 17/11/2023 16h30
WhatsApp Image 2023-11-17 at 16.27.02 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-17 at 16.27.02.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-17 at 16.27.03 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-17 at 16.27.03.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-17 at 16.27.04 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-17 at 16.27.04.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-17 at 16.27.05.jpeg

Até este domingo (19), o Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, sedia a II Feira Nordestina Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que conta com exposição de produtos agroecológicos e saudáveis dos nove Estados do Nordeste, além de fóruns, seminários, mesas e debates sobre temas relacionados à agricultura familiar e economia solidária. A cerimônia de abertura aconteceu na noite dessa quinta-feira (16) e a expectativa é que mais de 12 mil pessoas visitem o evento.

A abertura aconteceu no Espaço Cultural e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, dos secretários da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Frei Anastácio e Bivar Duda, da Secretaria do Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra, da secretária executiva da Economia Solidária, Valéria Aragão, do secretário executivo do Empreender, Fabrício Feitosa, de Maria Fernanda Ramos, secretária executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, e diversas autoridades.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na solenidade e fez questão de visitar os stands dos estados, conversar com os expositores e cumprimentar os líderes políticos regionais que prestigiaram o evento. Teixeira elogiou a organização da feira e destacou a importância da agricultura familiar e da economia solidária para o desenvolvimento sustentável do país.
“O presidente Lula sempre amou o Plano Safra, mas o dado que eu quero trazer aqui é que o Nordeste começou a levar mais dinheiro desse programa”, disse o ministro ressaltando que a Paraíba vai passar a receber 85% a mais do que o ano passado pelo Plano Safra, média acompanhada também por estados vizinhos”, disse.
O secretário da Seafds, Frei Anastácio, destacou a importância da Feira não só pela exposição de produtos agroecológicos e saudáveis dos nove Estados, mas também pela oportunidade que a Feira traz de integrar órgãos federais, estaduais e municipais junto aos movimentos sociais e sociedade civil no debate do fortalecimento de políticas públicas para a agricultura familiar.
A II Fenafes é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Secretaria do Desenvolvimento Humano e Empreender Paraíba, e do Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar.