Notícias

Feira dos Aromas promove experiência multissensorial na FCJA

publicado: 21/10/2021 10h15, última modificação: 21/10/2021 10h15

Um mundo de sabores e cheiros vai animar a Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, neste sábado (23). Será a estreia da "Feira dos Aromas", que vai ser abrilhantada pela participação do poeta e violeiro Oliveira de Panelas, do artista Dadá Venceslau (o mestre-sala da feira), e da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Das 8h às 12h, a instituição oferecerá uma experiência multissensorial aos participantes do evento, ao se transformar em uma cidade do interior nordestino.

No local, os visitantes encontrarão, além de frutas, tubérculos, ovos e verduras, produtos artístico-culturais (livros, poesia, artesanato, música), gastronomia (bolos, biscoitos, tapiocas, doces), especiarias (temperos de todas as cores e cheiros) e plantas (folhagens e flores). O objetivo da iniciativa é ampliar a inclusão já proporcionada pelo Projeto Acesso Cidadão – ao Lazer, Esporte, Arte e Cultura, voltado às pessoas com deficiência e necessidades especiais (que já acontece durante os sábados e seguirá ocorrendo simultaneamente ao evento). A novidade é que, a partir de agora, todas as barracas estarão identificadas, também, em braille. 

“As pessoas com deficiência visual sentirão cheiros, ouvirão sons e poderão ler o que vende cada feirante, com o suporte de uma equipe que estará disponível para o que elas necessitarem”, diz o presidente da FCJA, Fernando Moura. A feira contará, ainda, com uma barraca da FCJA, na qual haverá livros à venda, e outra com a representação das cachaças da Paraíba.

Parcerias – A base da Feira dos Aromas é a agricultura familiar de produtos agroecológicos, com a participação de agricultores vindos de comunidades quilombolas, assentamentos e comunidades rurais. Para colocá-la em prática, foi construída uma parceria entre a FCJA, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Assentamento Rural Nova Vida (Pitimbu) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).