Notícias

Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde oferta atendimento para a população de Cuité e região

publicado: 03/05/2024 16h40, última modificação: 03/05/2024 16h41
1 | 9
2 | 9
3 | 9
4 | 9
5 | 9
6 | 9
7 | 9
8 | 9
9 | 9
Feira de Servicos Aqui Tem Mais Saude (9).jpeg
Feira de Servicos Aqui Tem Mais Saude (8).jpeg
Feira de Servicos Aqui Tem Mais Saude (1).jpeg
Feira de Servicos Aqui Tem Mais Saude (2).jpeg
Feira de Servicos Aqui Tem Mais Saude (5).jpeg
Feira de Servicos Aqui Tem Mais Saude (7).jpeg
Feira de Servicos Aqui Tem Mais Saude (6).jpeg
Feira de Servicos Aqui Tem Mais Saude (4).jpeg
Feira de Servicos Aqui Tem Mais Saude (3).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (3), a Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde. A ação aconteceu em consonância com o “Cidadania Democrática”, evento promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, com o objetivo de levar diversos serviços à população durante os dias em que serão realizadas as plenárias do Orçamento Democrático Estadual. A feira aconteceu na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, no horário das 8h às 14h, em Cuité.

Na ocasião, foram ofertadas vacinação de influenza, atendimento médico com clínicos; atendimento com médicos cirurgiões gerais; consultas cardiológicas para realização de risco cirúrgico; exames laboratoriais pré-operatórios; ultrassonografias e marcação de procedimentos eletivos para o Programa Opera Paraíba. O ônibus do Hemocentro também esteve no evento realizando coleta de sangue. O evento ainda contou com a castração de cães e gatos, procedimento feito por meio do castramóvel.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, o intuito da Feira é aproximar o usuário dos serviços disponíveis na Saúde. “Esta é mais uma ação da Saúde com o foco em trazer pra perto das pessoas importantes serviços que já ofertamos, diariamente, em todo estado e que vêm obtendo muito sucesso, a exemplo do Opera Paraíba, do Vacina Mais Paraíba e do Paraíba Pet.  Ficamos muito felizes em ver a participação das pessoas no evento”, comentou.

O gestor lembrou que a feira é uma ótima oportunidade de agilizar os serviços, mas que os fluxos permanecem os mesmos. “Para ser encaminhado aos serviços especializados, o usuário precisa procurar a USF mais próxima de sua casa”. No caso do Opera Paraíba, é necessário o preenchimemnto de um cadastro nas USFs das Secretarias Municipais de Saúde. O formulário é encaminhado para a SES, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.

Para o auxiliar de serviços Edvaldo Macedo, 44 anos, natural de Soledade, o evento tornou possível o agendamento de sua cirurgia de hérnia, que há dois anos estava tentando marcar. “Fiquei surpreso com a agilidade do atendimento. Cheguei e rapidamente fui direcionado para a triagem e em seguida para o consultório médico, que me encaminhou para a marcação da cirurgia. Estou feliz e muito satisfeito com toda estrutura oferecida aqui para a população”, pontuou.

Ao participar da feira, a agricultora Maria José dos Santos, do município de Cuité, conseguiu tomar a vacina da Influenza, após não ter conseguido o imunizante perto de sua casa. “Quando soube que aqui estava tendo vacinação, vim correndo. Moro um pouco longe, mas peguei o ônibus e, ao chegar aqui, foi bem fácil de tomar a vacina. É muito bom ter ações como essas”, frisou.

No evento foi registrada a primeira castração realizada pelo castramóvel, entregue recentemente pelo Governo do Estado. O corretor de imóveis Ivan Felipe, há seis meses, tentava castrar sua cadela Zoe, e ao chegar na feira, foi contemplado com o procedimento. “A cidade de Cuité estava precisando desse serviço. E era necessário esse olhar de cuidados para os animais. Gostei muito da estrutura do castramóvel, e agora ficarei mais tranqüilo, pois, estando castrada, a Zoe não vai engravidar”, ressaltou.

O calendário da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde segue juntamente com o das audiências do ODE: em Cajazeiras (10 de maio), Sousa (11 de maio), Guarabira (16 de maio), Mamanguape (17 de maio), Catolé do Rocha (31 de maio), Pombal (1 de junho), Patos (7 de junho), Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).

Participam do “Cidadania Democrática”: Cehap; Detran; Agricultura Familiar; PBTur; Fundac; Procase; Jucep; IPC; Bombeiros; Sudema; Defensoria Pública; Empreender; Cagepa; Sejel; Procon e Secretarias de Estado da Educação e Desenvolvimento Humano.