Notícias

FCJA realiza live com o tema "Democracia, Memória e Ação"

publicado: 29/03/2021 09h34, última modificação: 30/03/2021 09h21
FCJA novo.jpg

A Fundação Casa de José Américo realiza, nesta quinta-feira (1º), às 9h, uma live com o tema  "Democracia, Memória e Ação - Ao que resiste hoje?”, pelo canal oficial da FCJA no YouTube. O encontro virtual terá a participação do artista plástico Flávio Tavares, do cineasta Sílvio Tendler e da professora e pesquisadora Iranice Muniz, com mediação da gerente executiva do Arquivo da FCJA, professora Lúcia Guerra, além das integrantes da equipe de instalação do Memorial da Democracia, historiadora Suelen de Andrade Silva e socióloga Fernanda Andrade Rocha.

O evento visa realizar um ato para promover um debate em torno do direito à Memória, Verdade e Justiça, conectado com o projeto "Democracia, Memória e Ação", que surge com o objetivo de articular o passado de resistência à Ditadura na Paraíba até os dias atuais, além de discutir a missão do Memorial da Democracia, em processo de inauguração, com sua instalação na Fundação Casa de José Américo. A live integra a programação de aniversário de 40 anos da FCJA.

A live constará de três momentos: a apresentação do painel artístico, com a participação do multiartista Flávio Tavares. A seguir, a apresentação do projeto da exposição de longa duração do Memorial da Democracia,  por Suelen de Andrade Silva e Fernanda Andrade Rocha. Por fim, uma conversa com o cineasta Sílvio Tendler e a professora e pesquisadora Iranice Muniz, sob a mediação da professora e pesquisadora Lúcia Guerra. 

Perfil dos participantes

Flávio Tavares - Renomado e versátil artista plástico paraibano, destaca-se pela arte de pintar quadros majestosos e murais temáticos, enfatizando aspectos culturais, políticos e sociais brasileiros. Participou de importantes mostras  pelo Brasil e diversos países. 

Iranice Muniz - Graduada em Direito, pela Universidade Cândido Mendes (RJ) com pós-doutorado na área, atualmente é professora adjunta da UFPB, tem doutorado em Direito Público, pela Universidade de Barcelona. Coordenou o Grupo de Trabalho Repressão do Estado, na Comissão Estadual da Verdade de Preservação da Memória da Paraíba.

Sílvio Tendler - Iniciou sua trajetória no cinema, através do Movimento Cineclubista, um espaço para debates nos anos sessenta. Presidiu a Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro, residiu no Chile, e, a seguir, na Europa, onde formou-se em História, fez mestrado e retornou ao Brasil, onde realizou o primeiro longa-metragem.

Lúcia Guerra - Historiadora e professora, possui mestrado, especialização em Cultura Afro-brasileira e doutorado em História Social. Já integrou a Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória do Estado da Paraíba. Atualmente é gerente executiva de Documentação e Arquivo da FCJA.

Fernanda Andrade Rocha - Doutoranda e mestra em Sociologia, tem graduação em Ciências Sociais e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

Suelen de Andrade Silva - Graduada em História, é mestra em Preservação do Patrimônio Cultural e especialista em Educação em Direitos Humanos.

Memorial da Democracia

O Memorial da Democracia da Paraíba foi criado pelo mesmo marco legal que instituiu a Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba - Decreto no 34.426, de 31 de outubro de 2012, conforme registrado no art. 13 que diz que “O acervo documental e de multimídia resultante dos trabalhos da Comissão, ora criada será denominado de Memorial da Democracia da Paraíba e ficará sob a guarda e responsabilidade da Fundação Casa de José Américo”. 

A implantação desse memorial está de acordo com o Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH 3 (Decreto no 7.037/2009), especificamente com o Eixo Orientador VI: Direito à Memória e à Verdade, que norteou a instalação da Comissão Nacional da Verdade no país. 

A proposta de atuação desse Memorial tem como respaldo a educação para a cidadania e os direitos humanos, envolvendo as atuais e novas gerações, na perspectiva, apresentar elementos que contribuam para a construção do pensamento crítico frente à história nacional e local, bem como para o pleno exercício da cidadania, preservando e ressignificando as memórias do período ditatorial na Paraíba. 

O Memorial da Democracia é de uma instituição museológica com o objetivo de estudar, valorizar, preservar e divulgar a história e a memória referentes ao período da Ditadura Militar no estado da Paraíba.

O Memorial está em processo de inauguração com previsão ainda para este ano. 

 

 

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents