Notícias

FCJA encerra participação na 7ª Semana Nacional de Arquivo com homenagem a Milton Paiva

publicado: 05/06/2023 10h06, última modificação: 05/06/2023 10h06

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) encerra a participação na 7ª Semana Nacional de Arquivo, realizada pelo Arquivo Nacional, nesta quarta-feira (7), às 9h, com uma mesa-redonda, em homenagem ao seu primeiro presidente, o professor e escritor Milton Ferreira Paiva, que completaria 100 anos na mesma data.

A mesa-redonda, que vai acontecer no auditório da FCJA, em João Pessoa, tem como título "Milton Paiva 100 anos: uma vida dedicada à Educação", com mediação do atual presidente, Fernando Moura, e participação de Marília Paiva (filha do homenageado) Neroaldo Pontes (UFPB) e Socorro Aragão (UFPB).

A escolha da homenagem a Milton Paiva, segundo a gerente executiva do Arquivo da FCJA, professora Lúcia Guerra, não é apenas pela coincidência da data do centenário, mas, sobretudo pela sua história de vida. 

“Professor Milton Paiva, além de primeiro presidente, foi aquele que pensou e implantou a Fundação Casa de José Américo, este espaço de cultura que abriga Biblioteca, Museu e Arquivo. Então, ele foi um dos idealizadores de como viabilizar a Fundação como recanto de guarda, preservação e de acesso à documentação”, relata Lúcia.

Inicialmente, começou pelo arquivo do patrono José Américo de Almeida, segundo ela, mas outros arquivos foram se agregando, na gestão de Milton Paiva que, como desbravador, ampliou para escritores contemporâneos e, assim, fomentou a vertente fundamental arquivística.

Perfil do homenageado

Educador e escritor - Milton Ferreira de Paiva, paraibano de Pilar, nasceu em 7 de junho de 1923. Era casado com Marilda Figueiredo de Paiva, com quem teve três filhas. Fez os primeiros estudos em Pilar, o curso secundário no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, formando-se em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manuel da Nóbrega, atual Universidade Católica de Pernambuco. Possuía cursos de Direito, Filosofia e Especialização em Linguística, tendo estagiado na Universidade de Coimbra, Portugal. 

Primeiro Presidente da Fundação Casa de José Américo, seu mandato aconteceu de 1981 a 1984. Com um currículo muito vasto, foi o primeiro diretor do Colégio Estadual de Campina Grande, diretor do Liceu Paraibano, secretário Estadual de Educação. Na Universidade Federal da Paraíba, ocupou diversos cargos, começando como professor, diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), chegando a reitor da UFPB, entre outros cargos relevantes.

Honrarias - Medalha do Mérito Educacional, concedida pelo Conselho Universitário da UFPB. Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Conselho de Cultura do Estado. Membro da Academia de Letras de Campina Grande e da Academia Paraibana de Letras (1981). Como escritor, são de sua autoria uma lista significativa de títulos.  Faleceu no dia 28 de setembro de 2002.

Arquivos: Territórios de Vidas -  A Semana Nacional de Arquivo, promovida pelo Arquivo Nacional, tradicionalmente, tem como referência o 9 de junho, como o Dia Internacional dos Arquivos. Por isso, a sétima edição acontece em todo país, no período de 3 a 9 de junho. O Conselho Nacional de Arquivo definiu como tema central para este ano: "Arquivos: Territórios de Vidas".

Sobre esse tema, Lúcia Guerra ressaltou que é extremamente pertinente para a FCJA, argumentando que a instituição abriga uma grande diversidade de personalidades que dispõem de suas vidas registradas, por meio de documentos e acervos entregues à Fundação, como políticos, escritores, jornalistas, dentre outros.

“Os documentos representam e enriquecem a trajetória de vida dessas pessoas e são bastante diversificados: textos, impressos, manuscritos, fotográficos etc, enfatizando o contexto de vidas plurais, múltiplas”, detalha Lúcia, acrescentando a importância da rotina do pesquisador, facilitada pelas informações organizadas e preservadas. 

A Fundação Casa de José Américo teve participação na Semana, realizando duas mesas-redondas, sediando dois eventos com visitas de universitários em seus arquivos.