Notícias

FCJA discute futuro dos museus paraibanos na 19ª Semana Nacional de Museus

publicado: 20/05/2021 09h09, última modificação: 20/05/2021 09h09

O futuro dos museus paraibanos foi o assunto central, abordado pela Fundação Casa de José Américo, na mesa-redonda virtual que fez parte das atividades da 19ª Semana Nacional de Museus, na manhã da quarta-feira (19). 

O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), definiu como tema central, para este ano, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Foi transmitido pelo canal oficial da FCJA no YouTube.

A mesa-redonda foi  coordenada pela gerente executiva do Museu Casa de José Américo, professora e geógrafa Janete Lins Rodriguez, que mediou os dois palestrantes: o pintor, desenhista e professor Chico Pereira e o gravador, curador e designer Dyógenes Chaves.

Chico Pereira destacou que nestes tempos de pandemia, os museus precisaram se reinventar,  embora com as portas fechadas, compensando as limitações presenciais por meio da tecnologia. Levantou ainda questões como segurança dos museus físicos e virtuais, bem como em se pensar numa educação patrimonial.

Dyógenes Chaves destacou que surgem novas atribuições para o Museu do futuro, na sua forma de se conduzir e se apresentar. Ressaltou, no entanto, que alguns museus paraibanos, independente destes tempos, já oferecem bons recursos de interação tecnológica, exemplificando o Museu Tropeiros, em Campina Grande, e o da Energisa, em João Pessoa.

Ao se pronunciar no chat, o presidente da FCJA, Fernando Moura, referenciou os participantes da live e alertou: “Gravem e reflitam sobre o que será dito. O futuro começa ali, aqui... Ter Janete Rodriguez, Chico Pereira e Dyógenes Chaves, numa mesma tela, é mais que um desenho, é uma pintura para a história”.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente,  para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de mobilizar instituições museológicas brasileiras, firmando parcerias, a partir de programações em torno de uma mesma temática. O período definido para a 19ª Semana Nacional de Museus é de 17 a 23 de maio.