Notícias

Fapesq abre inscrições para chamada de proteção da biodiversidade na Paraíba

publicado: 04/11/2021 19h13, última modificação: 04/11/2021 19h13

As instituições de pesquisa paraibanas que desejam participar da Chamada Transnacional Conjunta – Biodiversa+ 2021/2022 para projetos de Pesquisa & Inovação em “Proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres e marítimos” poderão fazer suas inscrições encaminhando propostas resumidas até o dia 30 deste mês por meio do link https://proposals.etag.ee/biodiversa/2021 . A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) terá como aporte total o valor de R$ 100 mil, cujos recursos serão destinados exclusivamente para instituições de pesquisa paraibanas. 

Com orçamento global estimado em 40 milhões de euros, de 45 agências e instituições de fomento à CT&I sediadas em 33 países, a Chamada Transnacional Conjunta – Biodiversa+ 2021/2022 para projetos de Pesquisa & Inovação em “Proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres e marítimos” é desenvolvida em conjunto pela BiodivERsA e a Comissão Europeia, e apoiada no Brasil pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), por meio de suas Fundações, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e irão financiar instituições e pesquisadores brasileiros que atendam às especificações gerais da chamada. 

Critérios Adotados pela Fapesq/PB - Na Paraíba, esta chamada irá abranger três temas:

- Identificação de áreas de conservação prioritárias, e implantação de redes ecológicas eficazes e resilientes, para o aumento da proteção baseada em espécies e preservação da diversidade genética; 

- Benefícios e custos da biodiversidade e proteção do ecossistema: sinergias e compensações; e 

- Gestão eficaz e governança equitativa para entrega de resultados de conservação.

As equipes serão convidadas a formar consórcios de investigação transnacionais com parceiros elegíveis de, no mínimo, três países participantes no convite, incluindo no mínimo dois parceiros de Estados-Membros da União Europeia ou países associados ao Horizon Europe. 

O pesquisador que deseje participar da chamada deve ter diploma de doutor, vínculo empregatício a uma Instituição de Ensino Superior (IES) com sede no estado da Paraíba, e ter produção científica ou tecnológica nas áreas de conhecimento que a chamada determina. A proposta deverá ter ações a serem executas no Estado da Paraíba, e deverá considerar o potencial da interação entre os pesquisadores envolvidos na proposta. Se o pesquisador for aposentado, deverá comprovar que mantém atividades acadêmico - científicas e apresentar declaração da instituição de pesquisa ou de ensino concordando com a execução do projeto. 

O interessado deve apresentar proposta inédita, não podendo concorrer com proposta já apresentada e aprovada anteriormente, e deve ser projeto redigido exclusivamente em inglês. Os projetos a serem apoiados no âmbito da Chamada Transnacional Conjunta – Biodiversa+ 2021-2022 terão prazo de execução de 36 meses.

O prazo para submissão das pré-propostas na plataforma BiodivERsA é até 30 de novembro 2021 (17h – CET). Já o prazo para envio de propostas completas é 14 de abril de 2022 (17h – CET). O início dos projetos aprovados está marcado para dezembro de 2022 até abril de 2023, devendo ser consultado o cronograma de acordo com o estabelecido em https://www.biodiversa.org/1772.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo destas Diretrizes Específicas podem ser obtidos encaminhando mensagem eletrônica para o endereço: programas-projetos@fapesq.rpp.br. Para mais informações sobre a Chamada acesse: https://www.biodiversa.org/1772.

Submissão das propostas:

 

Acesse a chamada PB completa no link http://fapesq.rpp.br/editais/editais-abertos/chamada-biodiversa.pdf/view