Etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares começam na terça-feira (20) em João Pessoa

publicado: 16/06/2023 12h28, última modificação: 16/06/2023 12h28

Os atletas que obtiveram os melhores resultados nas etapas regionais dos Jogos Escolares e Paraescolares nas modalidades individuais, agora, a partir de terça-feira (20), estarão disputando fase estadual do evento, que é classificatória para os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e que serão em setembro, na cidade de Ribeirão Preto-SP.  As modalidades em disputa nesse momento são: atletismo, badminton, judô, luta olímpica, ciclismo, natação, vôlei de praia, taekwonndo, ginástica rítmica, tênis de mesa, paratletismo e bocha paralímpica.

Pelo calendário, as modalidades coletivas (handebol, futsal, voleibol e basquete) ocorrerão nos dias 27 e 28 deste mês de junho. “Lembrando que essa fase estadual foi dividida em dois momentos, ou seja, primeiramente, é a competição das modalidades consideradas individuais, e, na outra semana, as coletivas. O Governo do Estado honra o seu compromisso de oferecer o de melhor aos atletas, pois os que são de outras regiões terão direito a transporte, hotel e alimentação”, disse José Hugo, coordenador geral dos Jogos.

Ainda de acordo com a coordenação, os locais de competição já foram definidos: o atletismo terá as competições na pista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a bocha no ginásio do Instituto dos Cegos da Paraíba; o ciclismo na PB-008, próximo ao Centro de Convenções. A Vila Olímpica Parahyba receberá as modalidades de paratletismo, badminton, ginástica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e luta olímpica. O vôlei de praia será jogado nas areias da praia do Cabo Branco.

“Já com as etapas regionais concluídas, agora de fato, o Governo do Estado volta para a fase que envolve os melhores e, assim, definir quem representará a Paraíba em Ribeirão Preto, na nacional. Os Jogos Escolares e Paraescolares é a grande vitrine para descobrir novos talentos por todos os recantos da Paraíba, pois, ao todo, envolve cerca de 25 mil participantes nas categorias de 12 a 14 anos e também de 15 a 17”, destacou Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Recepção – Para abrilhantar os Jogos, haverá uma recepção por parte da Sejel na terça-feira (20) aos atletas oriundos do interior do estado, às 18h, no ginásio principal da Vila. Na oportunidade, haverá apresentações de breaking, com o grupo Luney Tunes, e de dança, com a atleta Rebeca Silva, que disputou a etapa da 4ª Regional de Ensino, em Cuité.