Estudantes da Rede Estadual vencem Concurso de Desenho e Redação da CGU

publicado: 12/11/2019 17h13, última modificação: 12/11/2019 17h13

Dois estudantes da Rede Estadual venceram o 11º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU), com o tema: “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”. Os alunos e professores orientadores receberão tablets e certificados de reconhecimento. Além disso, a Escola Cidadã Integral Dr. Silva Mariz, em Marizópolis, foi selecionada como melhor instituição que desenvolveu estratégia do plano de mobilização do tema, e será premiada com notebook.

O concurso aconteceu em duas etapas: “Desenho”, direcionado a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e “Redação”, para estudantes do 6º ano do fundamental a 3ª série do Ensino Médio, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). É direcionado a estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil, do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, sendo dividido em 14 categorias.

Na Paraíba foram selecionados três estudantes: o aluno do 4º ano, Nicolas Klebson de Farias Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inácio Claudino, em São Vicente do Seridó, venceu na categoria ‘Desenho’, e na modalidade “Redação”, Wellington Lucas Mendes Lira, do EJA da Escola Cidadã Integral Francisco de Assis Gonzaga, em Prata, também foi selecionado. Também foi selecionado um estudante de uma escola municipal de São José de Piranhas, na categoria “Desenho”.

O concurso promovido pela CGU, em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), teve o objetivo de despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio da reflexão e do debate sobre as temáticas nos ambientes educacionais.

Na edição deste ano, a Paraíba foi destaque ao garantir o primeiro lugar nacional no número de alunos e escolas participantes. O apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e dos demais órgãos envolvidos fez com que a Paraíba registrasse mais de 160 mil trabalhos inscritos.

O resultado geral, assim como os trabalhos vencedores, estão disponíveis no endereço eletrônico https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/desenho-redacao .