Estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba são vice-campeões da Olimpíada Brasileira de Astronomia

publicado: 15/09/2023 12h12, última modificação: 15/09/2023 12h17
WhatsApp Image 2023-09-15 at 11.13.35.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-15 at 11.13.36.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-15 at 11.13.37.jpeg

Alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Professor Luiz de Azevedo Soares, localizada no bairro Tibiri II, em Santa Rita, alcançaram o segundo lugar na renomada Jornada de Foguetes, parte da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O evento é a etapa conclusiva da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que ocorreu entre os dias 11 e 14 de setembro na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. O resultado é reflexo dos investimentos e apoio contínuos do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, aliados ao esforço e compromisso dos estudantes.

Representando o estado da Paraíba na categoria Nível 4 (Ensino Médio), os estudantes Gabriel Nascimento, Gabriel Araújo e Glaubergil Dias contaram com a orientação dos professores Gylheverton Fernandes e Fábio Souza. A competição reuniu estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

"Esta conquista não é apenas dos alunos ou dos professores, mas de toda a Paraíba. Estamos todos realizados com esse feito notável e inédito para nosso estado”, relatou o professor Gylheverton Fernandes, enquanto se preparava para o retorno a Santa Rita.

Segundo Fernandes, a decisão de participar da OBA surgiu após um evento escolar focado em foguetes, no qual a equipe vitoriosa ganharia o direito de representar a escola na OBA/MOBFOG 2023. A experiência resultou em uma jornada de aprendizado, determinação e colaboração entre a escola e os alunos.

Para o aluno Gabriel Nascimento, de 14 anos, integrante da equipe vice-campeã, a participação na olimpíada foi muito gratificante. Não só para ele, mas para toda escola. “Foi a primeira vez que a gente participou de uma olimpíada dessa e já conseguimos alcançar o segundo lugar nacional. Acho que representamos bem a Paraíba! Estou feliz e muito orgulhoso do que a gente fez e agradeço aos professores, à Secretaria de Educação do Estado e ao governador João Azevêdo que nos ajudaram a alcançar esse sonho”, celebrou.

A equipe da ECIT Professor Luiz de Azevedo Soares se destacou na competição pelo foguete construído com materiais recicláveis, usando como combustível uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio. O projeto alcançou a distância notável de 115,15 metros na Jornada dos Foguetes.

A Mostra Brasileira de Foguetes, parte integrante da OBA, é uma iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) que busca promover e disseminar o estudo da astronomia de maneira interativa e cooperativa, englobando áreas como Ciências, Física e Geografia. O desafio principal da Mobfog é construir e lançar foguetes o mais longe possível. As equipes que alcançarem as maiores distâncias são premiadas. Diversos estudantes, do ensino fundamental ao ensino médio, têm a oportunidade de participar, sendo divididos em quatro níveis conforme sua faixa etária.

Ao final da competição, com o bom resultado da equipe, o professor Gyl expressou sua gratidão pelo apoio contínuo da Secretaria de Educação e do Governo do Estado, destacando que o verdadeiro triunfo reside no compromisso e na paixão dos alunos. “O mais gratificante é testemunhar o entusiasmo e a dedicação de nossos alunos, refletindo todo o empenho investido na educação e na competição que proporcionou quatro dias intensos de aprendizado e troca de experiências fora do nosso estado”.