Escolas Cidadãs Integrais participam da Bit.Week durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFPB

publicado: 30/10/2018 00h00, última modificação: 09/05/2019 10h37
bitweel-1.jpg
bitweel-1.jpeg
bitweel-2.jpeg

Em parceria realizada entre Secretaria de Estado da Educação e a Universidade Federal da Paraíba, 420 estudantes das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba participaram de 16 a 19 de outubro da Bit.Week, evento realizado no Departamento de Mídias Digitas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Estiveram presentes escolas de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Sapé, Conde, Bayeux, Caaporã, Alhandra, Mari, Guarabira, Esperança, Pedras de Fogo, Itabaiana, Mamanguape, Curral de Cima e Rio Tinto, envolvendo as 1º, 2º, 3º, 12º e 14º Gerências Regionais de Educação.

Foram 10 eixos produtivos desenvolvidos em momentos makers, concursos, salas de jogos, espaços colaborativos, mesas redondas, mostras e palestras com participantes locais e nomes nacionais de referência em cada segmento: Arte e Criatividade, Fotografia, Empreendedorismo, Jornalismo, Desenvolvimento web, Audiovisual, Design, Games, Cibercultura, Diversidade e Tecnologias na Educação explorados em apresentações de produções científicas.

Os professores responsáveis que acompanharam os alunos deram depoimentos positivos sobre a participação no evento. Joedna Sabiano da Escola Cidadã Integral Raul Machado, em João Pessoa, disse que “os estudantes saíram com outra perspectiva sobre tecnologia e o vasto campo de trabalho do curso de Comunicação em Mídias Digitais. Parabenizo pelo evento e agradeço por serem multiplicadores de conhecimento”.

O professor Woston da Silva da Escola Cidadã Integral Monsenhor Odilon Alves Pedroza (ECIMOAP), de Sapé, agradeceu a receptividade e afirmou que os alunos saíram satisfeitos e ele, enquanto responsável, com a certeza do dever cumprido.

O estudante Anderson Hirota da Escola Cidadã Integral Monsenhor José Coutinho da Silva, de Esperança, após participar com outros alunos de um bate-papo sobre empreendedorismo e empregabilidade, agradeceu a oportunidade e comentou que os colegas gostaram muito do evento.

Gabriel Gomes, gerente das Escolas Cidadãs, afirmou que “essa parceria foi muito positiva e importante para fortalecer o futuro dos nossos estudantes, só temos a agradecer a todos os envolvidos nesse compromisso. A Escola Cidadã Integral prioriza sempre o projeto de vida dos nossos estudantes e o desenvolvimento de uma formação acadêmica de excelência, de formação para a vida e de uma formação para as competências do século XXI que podemos observar através do evento e todos os níveis de aprendizagem possíveis através dele.”