Escola Cidadã Integral entrega kits a socioeducandos do Lar do Garoto e Abrigo Provisório

publicado: 05/03/2018 00h00, última modificação: 06/06/2019 15h54
ECI-entrega-kits-a-socieducando-do-lar-do-garoto-1.jpg
ECI-entrega-kits-a-socieducando-do-lar-do-garoto-2.jpg
ECI-entrega-kits-a-socieducando-do-lar-do-garoto-4.jpg

A Escola Cidadã Integral Doutor Hortênsio de Sousa Ribeiro – Premem cumpre mais uma vez o seu papel na formação de socioeducandos da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) com a entrega de 101 kits escolares para os adolescentes que atualmente cumprem medidas no Lar do Garoto e Abrigo Provisório, em Lagoa Seca. Os kits, compostos por três cadernos de matérias, canetas, borracha e caderno de desenho, foram entregues neste domingo (4), durante a visita dos familiares aos socioeducandos do Lar do Garoto.

Segundo Luiz Antônio, diretor do Lar do Garoto, a entrega dos kits escolares é mais uma conquista da Fundac (Noaldo Meireles) e da Terceira Gerência Regional de Ensino (Giovanna Lopes Marques), que vêm acreditando na socioeducação, e no trabalho pedagógico realizado no Lar do Garoto. “Foi mais um dia de alegria na Unidade! É muito bom saber que a escolarização do Lar do Garoto tem cumprido seu papel, que é formar cidadãos para atuar de forma ativa e com dignidade”, disse o diretor, lembrando ainda da presença do eixo família, da pedagoga Luzivone Lopes e dos professores da escola cidadã, durante a entrega do material.

Para Roberta Alencar, coordenadora do eixo Educação da Fundac, a entrega dos kits escolares aos adolescentes e jovens na presença das famílias configura-se como estímulo tanto para eles quanto para suas famílias, e é, sobretudo, conscientização do direito que os socioeducandos e as famílias têm à educação de qualidade e à participação na gestão democrática de nossas escolas cidadãs integrais socioeducativas.

“Estimular a participação da família na vida escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas é, antes de tudo, uma necessidade contemporânea de qualquer ação socioeducativa que se pretenda exitosa. O Governo da Paraíba, por meio da Fundac, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, tem investido na escola de tempo integral e na intersetorialidade como garantia do direito constitucional à educação de qualidade para adolescentes e jovens em conflito com a lei”, acrescentou Roberta.

“Não podemos deixar de agradecer a parceria extremamente exitosa com a Secretaria de Estado da Educação, que vem proporcionando momentos como este à socioeducação do nosso Estado. Além disso, lembrar a atenção e compromisso que a Terceira Gerência Regional de Ensino vem dedicando à socioeducação, através do trabalho executado pelos que fazem a Escola Cidadã Integral Doutor Hortênsio de Sousa Ribeiro – Premem, no Lar do Garoto e Abrigo Provisório”, disse Noaldo Meireles, presidente da Fundac.

“Alegria e emoção em contribuir com a socioeducação. A nossa vitória é saber que o direito à educação está sendo concretizado no Lar do Garoto. Com a integração da Escola Cidadã Integral surge um novo tempo. Tempo da escolarização e da dignidade. Tempo de sonhar e concretizar sonhos e projetos de vida com e para os adolescentes. Algo que vem do alto pulsa em mim e me fortalece para continuar contribuindo com o desafio da socioeducação”, falou Luzivone Lopes, pedagoga da Fundac.