Encontro Estadual reúne grupos de Economia Solidária para discutir avanços e desafios

publicado: 28/07/2023 18h20, última modificação: 28/07/2023 18h20
WhatsApp Image 2023-07-28 at 18.12.11.jpeg
WhatsApp Image 2023-07-28 at 18.12.12 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-07-28 at 18.12.12.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), em conjunto com as entidades de apoio e empreendedores do Fórum de Economia Solidária da Paraíba, realizou durante três dias o Encontro Estadual de Economia Solidária da Paraíba, cujas atividades se encerraram nesta sexta-feira (28), no Centro Diocesano Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. O evento marcou os 20 anos do fórum no Estado.

O encontro teve como tema central “A Paraíba e o Projeto de Reconstrução Nacional da Política de Economia Solidária: o trabalho associado como estratégia do desenvolvimento humano”. O objetivo do encontro entre gestores foi discutir sua história, seus avanços e desafios. Dentro da programação aconteceram palestras, feira de artesanato e de produtos alimentícios, além da eleição dos representantes das direções regionais para o biênio que se inicia.

O encontro contou com a participação de delegações da Zona da Mata, Agreste, Sertão e Brejo, reunindo 80 convidados que representam cooperativas, associações e grupos além de gestores públicos, organizações não-governamentais, universidades públicas e institutos federais.

A professora da Universidade Estadual da Paraíba Maria de Fátima Araújo enfatizou que o Encontro Estadual foi bem positivo. “O último encontro aconteceu em 2019, devido à pandemia da Covid-19, foi suspenso e agora retomamos os encontros que deverão acontecer anualmente. A constituição do evento contou com a participação dos quatro territórios, isso garantiu a consistência dos debates e estudos voltados para diversas questões dos empreendimentos solidários. Sabemos ainda que o modelo de trabalho da Economia Solidária é associativo e o apoio do governo é fundamental para desenvolver, ampliar e incluir pessoas que se encontram desempregadas e uma forma alternativa de trabalho para elas seria a economia solidária através do associativismo e cooperativismo”, comentou.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a importância do evento e a importância das mulheres artesãs. “Fico feliz em encontrar mulheres que vivem uma vida normal, mas que fazem a Paraíba acontecer, são mulheres que conseguem tirar das suas mãos arte, e através da arte transformar isso em negócios, é nisso que a gente acredita. Discutir a Economia Solidária e celebrar 20 anos desse importante movimento é falar de homens e mulheres de luta, que não desistem. Existem diversos exemplos exitosos de pessoas que acreditaram e deram certo por meio da Economia Solidária, saindo de situações de vulnerabilidade e trilhando seu próprio caminho”, destacou.

Serviço:
O Fórum Estadual de Economia Solidária busca aproximar os territórios do Estado, formulando propostas de fortalecimento e de fomento da Economia Solidária na Paraíba, atendendo aos segmentos populacionais que se encontram fora do mercado de trabalho em situação de vulnerabilidade social. Sua composição abrange diversos territórios do estado, envolvendo empreendimentos de artesãos, agricultores familiares, catadores de resíduos sólidos, grupos de gestores estaduais e municipais que desenvolvem atividades voltadas ao trabalho associado.