Encontro Estadual de Saúde do Trabalhador discute atenção integral à população trabalhadora

publicado: 28/11/2019 17h57, última modificação: 28/11/2019 17h57
encontro estadual de saude do trabalhador discute atencao integral a populacao (1)a.jpg
encontro estadual de saude do trabalhador discute atencao integral a populacao (2)b.jpg
encontro estadual de saude do trabalhador discute atencao integral a populacao (3)c.jpg
encontro estadual de saude do trabalhador discute atencao integral a populacao (4)d.jpg

Nesta quinta (28) e sexta-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB), está promovendo o “Encontro Estadual de Saúde do Trabalhador: atenção integral à população trabalhadora na Rede de Atenção à Saúde”, no auditório da Faepa, na capital. O objetivo é discutir a implementação da Rede Integral à Saúde do Trabalhador nos 34 municípios paraibanos que têm uma população acima de 20 mil habitantes.

“A vigilância não pode acontecer desvinculada da assistência. Devemos fortalecer a saúde do trabalhador junto à Atenção Primária. Todas as ações de vigilância devem acontecer unidas à assistência diária”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES, Talita Tavares.

A diretora geral do Cerest-PB, Celeida Barros, fez um alerta dentro da realidade do tema saúde do trabalhador. “Muita gente adoece e ninguém percebe que este adoecimento tenha alguma relação com o trabalho. Precisamos inserir esta problemática no dia a dia das Unidades de Saúde da Família e de todos os outros serviços da Atenção Básica”, falou.

Estão participando do Encontro secretários municipais de Saúde; coordenadores municipais de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde; Gerentes Regionais de Saúde; apoiadores; Cerests Regionais da Paraíba e Núcleos de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Rede de Atenção à Saúde.

A secretária municipal de Saúde de Cuité, Adriana Selis, veio com a equipe de Vigilância Epidemiológica. “O Encontro está sendo um momento de reflexão no que diz respeito a resgatar a saúde do trabalhador. Devemos trazê-lo para dentro do processo de promoção à saúde, como protagonista”, ressaltou.

“Este evento chegou no momento certo, pois estou à frente do Cerest de Patos há apenas dois meses. Por meio das discussões feitas logo na primeira manhã do evento, ficou claro que deve haver comunicação entre os Cerests e a Atenção Primária e é exatamente o que vou tentar fazer na minha cidade”, pontuou a coordenadora do Cerest de Patos, Ravanna Alves.

De acordo com a programação, nesta quinta-feira pela manhã, houve a palestra “As redes de atenção à saúde e os modelos de atenção às condições crônicas, com ênfase na saúde do trabalhador”, com o professor Eugênio Vilaça, consultor técnico do Conselho Nacional de Saúde (Conass). À tarde, foi ministrada a palestra “Vigilância em Saúde do Trabalhador no Brasil: cenários e perspectivas” , com Ellem Sampaio, analista técnica de Políticas Sociais, da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde. Na sexta-feira (29), pela manhã e à tarde, serão realizados os trabalhos em grupo.