Encontro discute formação regional para enfrentamento do tráfico de crianças e adolescentes

publicado: 23/05/2018 00h00, última modificação: 17/05/2019 14h55

O Comitê Estadual de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas da Paraíba realizou uma reunião extraordinária nessa terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em João Pessoa. Na ocasião, foi apresentada a agenda e metodologia da I Formação Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes na Paraíbaque será realizada nos dias 28 e 29 de maio. Essa é uma ação construída de maneira intersetorial com a presença de vários órgãos estaduais, federais e ONGs.

Palestras, debates e pesquisas serão abordadas durante a formação. O curso será pautado em cinco módulos: Conceituação e Tipificação do Crime de Tráfico de Pessoas e as diferentes formas de Violação de Direitos contra a Criança e o Adolescente e sua relação com o tráfico – compreendendo as diferentes modalidades, a importância da identificação para o atendimento humanizado às crianças e adolescentes vítimas do tráfico, trabalhar casos práticos, dinâmica coletiva e outros eixos paralelos no campo da exploração sexual.

O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais que executam os serviços da política de enfrentamento do tráfico de pessoas no Estado, nos eixos da prevenção, repressão e assistência às vitimas diretas e indiretas do delito de tráfico humano. Participaram da formação, profissionais da política de assistência social como psicólogos, advogados, conselheiros tutelares e delegados  especializados das cidades de Campina Grande, Guarabira e João Pessoa.