Empaer reúne 14 municípios para discutir desenvolvimento sustentável

publicado: 07/12/2022 10h27, última modificação: 07/12/2022 10h27
CMDRS3.jpg
CMDRS1.jpg

Representantes de 14 Conselhos Municipais de Desenvolvimento Regional Sustentável (CMDRS) participaram de encontro promovido pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em Campina Grande. Além da troca de experiências, o evento serviu para discutir o desenvolvimento sustentável, especialmente na agricultura familiar.

Secretários municipais de agricultura, técnicos e extensionistas sociais também participaram do encontro. Segundo o gerente regional da Empaer em Campina Grande, Ailton José dos Santos, a proposta foi a mobilização de todos os CMDRS para que possam melhor desenvolver suas atividades e estarem cada vez mais presentes nas discussões de políticas públicas para os agricultores familiares.

Outra importante ação foi a elaboração de um relatório sobre a situação dos Conselhos da região de Campina Grande, detalhando os pontos positivos e negativos e quais as ações que a Empaer poderá empreender no sentido de contribuir com o fortalecimento dos CMDRS.

“Podemos dizer que o encontro foi grandioso, com grande participação de representantes dos CMDRS. Foi um momento de reflexão, de empoderamento e fortalecimento das decisões necessárias para o desenvolvimento agropecuário de cada município”, comentou Ailton.

Conforme a extensionistas social Maria de Lourdes Farias da Silva, o evento objetivou a troca de experiências com avaliações e apontamento das perspectivas dos Conselhos na região de Campina Grande.  “Observamos a importância da realização do encontro desses conselheiros e ao mesmo tempo porque fazemos com que eles se conheçam, socializem seus trabalhos, que se motivem”, explicou. O Governo do Estado está presente em cada CMDRS representado pela Empaer de cada município.