Empaer realiza Jornada Paraíba Produtiva em Serraria nesta quarta-feira

SERRAIA01 12-08.jpg
SERRRAIA3 12-08.jpg
SERRAIA1 12-08.jpg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), está promovendo as Jornadas Paraíba Produtiva em todos os 223 municípios paraibanos. Nesta quarta-feira (14), o evento acontece no município de Serraria, região do Brejo, integrante da Gerência Regional da Empaer de Solânea.

As Jornadas Paraíba Produtiva são uma iniciativa estratégica para fortalecer a agricultura familiar, respondendo diretamente às necessidades das famílias agricultoras e impulsionando o desenvolvimento rural sustentável no Estado. Em Serraria, o evento começa às 8h30, no salão paroquial na Praça João Serrão e contará com palestras, atendimentos para emissão de Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) e AgroAmigo.

Logo após a abertura, a extensionista Juliana Ferreira Lima proferirá palestra sobre as ações da Empaer no município. Às 9h10, o representante da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Bananeiras (Coopafab), Júlio Matias de Souza, falará sobre Cooperativismo na Agricultura Familiar. O ciclo de palestras se encerra com o técnico João Batista, do AgroAmigo, que a partir das 9h40 iniciará a apresentação do Plano Safra 2024/2025. Antes do encerramento do evento, previsto para  11h, haverá atendimento às demandas dos agricultores quanto à emissão de CAFs e propostas de crédito do AgroAmigo.

Para o gerente regional da Empaer de Solânea, Gustavo Barbosa, as Jornadas Paraíba Produtiva representam mais uma ação e compromisso do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar, que, segundo ele, “contribuem para a geração de emprego, de renda e de qualidade de vida no meio rural”.

Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, as jornadas têm como objetivo principal divulgar e promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar, com foco na produção de alimentos saudáveis e no fortalecimento da economia estadual. “ Em um único ambiente, podemos atender às diversas demandas das famílias agricultoras, como projetos de financiamento para atividades produtivas, aquisição de imóveis rurais, comercialização, crédito rural, entre outras ações”, afirmou.