Empaer monta estande na Fenafes com produtos e ações de atendimento ao agricultor familiar

publicado: 16/11/2023 17h50, última modificação: 16/11/2023 17h50
FEIRA-1 16-11.jpg
FEIRA-2 16-11.jpg
FEIRA-5 16-11.jpg
FEIRA-4 16-11.jpg
FEIRA3 16-11.jpg

Os visitantes da 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes), que acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego a partir desta quinta-feira (16) até domingo (19), terão oportunidade de conhecer toda estrutura de atendimento e acompanhamento produtivo do agricultor familiar em suas diversas atividades, desde pesquisa, organização, cultivo e comercialização da produção. São ações do Governo da Paraíba que podem ser conferidas no estande da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) montado no evento.

A Fenafes é promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, em parceria com o Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar, e conta com diversos parceiros, cujo objetivo é promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e produtos entre os agricultores familiares, com propostas para a integração de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável.

No estande da Empaer, o visitante poderá ver unidades demonstrativas de diversas pesquisas tecnológicas, piscicultura, carcinicultura, hidroponia, apicultura, produção de algodão orgânico colorido e branco. A instalação de um tear permite conhecer a confecção de tecidos. Equipamentos mostram como são confeccionados blocos multinutricionais. Há máquina de confecção de telas, minicasa de farinha, casa de ordenha de caprinos e também o visitante tem a possibilidade de conhecer as diversas espécies de mudas frutíferas, objetivos de pesquisas.

Representantes dos nove Estados do Nordeste estão presentes, criando um diálogo sobre as ações que estimulam a agricultura familiar nordestina, de modo a fortalecer o cooperativismo solidário e a comercialização.

Durante o evento, haverá palestras, oficinas e cursos tendo como temas acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; agroecologia; assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados, cooperativismo solidário e protagonismo feminino. O público-alvo é formado por estudantes, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e interessados em geral

Além da Empaer, que efetivamente está integrada na realização da Feira, com grande estande, também são parceiros a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba; Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); Banco do Nordeste; Caixa; Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida); Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA); Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase); Banco Mundial; PB Rural Sustentável/Cooperar; Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.