Empaer investe em capacitação técnica para fortalecer a agricultura familiar

publicado: 07/05/2019 11h33, última modificação: 07/05/2019 18h43
Tatiane 4.jpg

- Foto: Secom-PB

A Empresa Paraibana de pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), está investindo em capacitação de seu corpo técnico para melhor orientar os agricultores familiares no desempenho de suas atividades nas unidades de produção. A ação faz parte do Plano Anual de Trabalho (PAT) da empresa e tem por objetivo nivelar as equipes, visando a multiplicação das temáticas discutidas junto aos técnicos e famílias agricultoras trabalhadas pela extensão rural no Estado.

O gerente regional da Empaer de Cajazeiras, Edilson Pereira de Almeida, fará a abertura oficial do primeiro curso, que versará sobre Formação de Técnicos em Liderança e Organização Rural que começa nesta terça-feira (7) e vai até a quinta-feira (9), para 25 técnicos das gerências regionais de Sousa e Cajazeiras. Dentre os temas a serem abordados, destacam-se a Importância da Juventude na Sucessão Rural, Liderança, Associativismo Rural, Gestão Social e Organização Rural e Projetos Produtivos.

A meta, até o fim do ano, é capacitar 175 técnicos, que devem repassar os conhecimentos adquiridos para outros técnicos e grupos sociais representantes de associações rurais e sócios, grupos de mulheres e de jovens rurais, além dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável ( CMDRS).

Para o presidente da Empaer e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, o desenvolvimento do campo passa pela qualificação dos agricultores e, “neste sentido pretendemos capacitar nossos técnicos para que possam repassar mais informações e métodos produtivos às famílias agricultoras, contribuindo desta forma, com o desenvolvimento rural sustentável no estado”, disse.