Empaer e Unisol promovem evento para discutir economia solidária entre mulheres e jovens

publicado: 10/04/2019 09h04, última modificação: 29/04/2019 12h17
DSC_0407[1].JPG

- Foto: Secom-PB

Com a participação de 76 integrantes de 31 cooperativas localizadas em municípios do compartimento da Borborema, foi realizado, nessa terça-feira (9), na sede da gerência regional da Empaer em Campina Grande, o Primeiro Encontro das Mulheres e dos Jovens, que teve como objetivo discutir a economia solidária, buscar novos mercados e a troca de experiências, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca. O evento foi realizado em parceria com a Coop-rede Vitória, que integra a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – Unisol.

Na abertura, o gerente regional em exercício da Empaer, Marconi de Sousa e Silva, representando o presidente Nivaldo Magalhães, destacou a importância para o fortalecimento de cadeia produtiva da agricultura familiar, e lembrou que foi um momento para a troca de experiências já que contou com a participação de diversos segmentos envolvidos no trabalho de cooperativas. Também esteve presente, a assessora estadual dos jovens, Tatiana Eiko Asahi Araujo e Eliezia Paulino, que integra a equipe de metodologia da Empaer.

Para o presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais dos municípios de Campina Grande e Boa Vista, Kision Marques, o evento tem um grande significado para todos os associados, porque permite a todos tomarem conhecimento de novas experiências, além de ajudar na diversificação das vendas de seus produtos. “Uma formação desse tipo vai tornar visível para os cooperados a importância do empreendedorismo e tornará a Coop-rede Vitória ainda mais visível e com a possibilidade de conquistar novos mercados”, afirmou.

Kision ainda informou que a cooperativa trabalha com a comercialização de vários tipos de produtos procedentes da agricultura familiar e conta com 218 associados que, semanalmente, fazem a entrega de seus produtos às escolas da rede públicas dos municípios e do Estado.

A jovem Analice Tavares de Lima, residente no Sítio Catolé, em Queimadas, que também integra a cooperativa de comercialização através da Coop-rede Vitória, disse o evento é um aprendizado para todos e que, participando, pode ter novos conhecimentos que vão ajudar na condução de suas atividades agrícolas. “Gostei bastante porque ajudou a aumentar meus conhecimentos”, ressaltou.

Durante o evento, aconteceram palestras e troca de experiências entre os participantes, quando foram criados dois comitês, sendo um de jovens e outro de mulheres para buscar novos avanços. Com a parceria da Unisol será realizado um trabalho de melhoramento visual da loja como parte do projeto de empreendedorismo solidário.