Empaer desenvolve novas pesquisas sobre melhoramento de caprinos e ovinos

publicado: 22/03/2022 09h52, última modificação: 22/03/2022 09h52
caprinos,,21-03.jpg

A Paraíba avança nas pesquisas científicas de melhoramento genético de raças caprinas e ovinas. Dois convênios, no valor total de R$ 388 mil, foram assinados pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, com o BNB, para a execução de novos projetos.

O primeiro visa a difusão, transferência de tecnologia e capacitação sobre os sistemas de produção de caprinos e ovinos no Cariri ocidental. O outro, a inovação de sistemas de terminação em confinamento de cordeiros, por meio de difusão e transferência de tecnologia, nas regiões do Brejo e Agreste.

O pesquisador Wandrick Hauss, coordenador dos projetos, destacou a importância desses novos convênios que vão contribuir para avanços na caprinovinocultura da Paraíba, segmento econômico responsável pela geração de empregos e renda no campo. Os trabalhos são acompanhados pelo diretor de Pesquisa da Empaer, Manoel Duré.

“São parcerias que garantem ampliar as pesquisas de melhoramento genético de rebanhos caprinos e ovinos em nossas estações experimentais”, comentou o presidente da empresa, Nivaldo Magalhães.

Os projetos – O primeiro convênio, no valor de R$ 291.500,00 tem como objetivo melhorar o padrão tecnológico dos atuais sistemas de produção de caprinos leiteiros e ovinos no território do Cariri ocidental da Paraíba. Visa atender aos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e produtores rurais, além de discutir políticas públicas de inovação tecnológica para caprinocultura leiteira, no âmbito do “Programa Leite da Paraíba”.

São parceiros desse projeto as prefeituras dos municípios de Prata, Gurjão, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Soledade, Juazeirinho, integrantes do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) e a Universidade Federal de Campina Grande.

O segundo convênio, no valor de 97.370,00, vai trabalhar a inovação de sistemas de terminação em confinamento de cordeiros por meio de difusão e transferência de tecnologia, para melhorar os indicadores técnicos e econômicos de produção de carne ovina, beneficiando 50 produtores rurais dos municípios parceiros, também integrantes do Prodeter, que são Guarabira, Mulungu, Dona Inês e Lagoa de Dentro, além da Cooperativa de Ovinocultores da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba.