Empaer apresenta ações em favor do agricultor familiar na Câmara Municipal de Cajazeirinhas

publicado: 15/12/2023 16h52, última modificação: 15/12/2023 16h52
Cajazeirinhas4-15-12.jpg
Cajazeirinhas3-15-12.jpg
Cajazeirinhas2-15-12.jpg
Cajazeirinhas1-15-12.jpg

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), apresentou aos vereadores da Câmara Municipal de Cajazeirinhas, no Sertão, as ações realizadas este ano, principalmente com relação à Jornada Paraíba Produtiva, que possibilitou aos agricultores familiares uma troca de experiência e discussões sobre políticas públicas.

A sessão especial aconteceu na noite dessa quinta-feira (14), quando foram apresentadas pelo extensionista Zildo Vicente as ações executadas pela Gerência Operativa de Cajazeirinhas para o Poder Legislativo Municipal, Poder Executivo, Secretaria Municipal de Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Sindicato de Trabalhadores Rurais, colônia de pescadores, agricultores familiares e sociedade em geral.

O presidente da Câmara Municipal, Jacson Félix, e o prefeito de Cajazeirinhas, Assis Rodrigues, destacaram a importância das ações realizadas pela Empaer durante o ano, que estão melhorando a qualidade de vida do homem do campo e criando oportunidade de trabalho e renda para os agricultores familiares.

Na ocasião, foram apresentadas as seguintes ações realizadas pela Empaer em Cajazeirinhas, em parceria com outros órgãos: Programa Incluir Paraíba; PB Rural Sustentável; Garantia Safra (inscrições nas comunidades rurais), emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Também aconteceram visitas técnicas em campo para acompanhamento de atividades, apoio aos irrigantes do Tarifa Verde para obter a outorga e o licenciamento ambiental; realização da quarta edição da Feira da Agricultura Familiar e da Jornada Paraíba Produtiva.

E ainda: execução com acompanhamento dos Projetos Algodão Paraíba em manejo orgânico, de cajucultura com 15 agricultores familiares, além de assessoria técnica continuada às famílias beneficiadas com o Pnae municipal; cadastro de criadores para aquisição de milho por meio do programa vendas em balcão da Conab; apoio às comunidades quilombolas para acesso às políticas públicas e reestruturação do CMDRS e apoio nas reuniões mensais e renovação da diretoria deste conselho.

“Vimos o quanto é importante e fundamental a presença da Empaer em nosso município para atender a demanda dos agricultores familiares e produtores rurais como foi bem apresentada aqui pelo extensionista da Empaer”, afirmou o prefeito Francisco de Assis Rodrigues de Lima.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jacson Félix Almeida dos Santos, considera valiosa e fundamental a presença da Empaer no município. “A empresa desempenhou muito bem suas funções, que é de apoiar e servir o homem do campo, e pode contar sempre com o apoio do Poder Legislativo aqui de Cajazeirinhas”, disse.

Peixamento – O extensionista Zildo Vicente lembrou que, desde o ano de 2019, com acompanhamento da Empaer, vem sendo realizada no município a distribuição de alevinos e que, na semana passada, mais uma etapa deste programa aconteceu. Foram distribuídos 150 mil alevinos das espécies Tilápia, Tambaqui e Carpa, para 150 produtores rurais, aquicultores e pescadores.