Notícias

Emergência e Urgência do Hospital de Patos presta mais de 190 atendimentos no final de semana

publicado: 01/07/2024 16h20, última modificação: 01/07/2024 16h20

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, registrou no último final de semana (28 a 30) o atendimento de 197 pessoas. Entre as 18h da sexta-feira (28) até a meia-noite deste domingo (30), a unidade realizou ainda 23 procedimentos cirúrgicos, sendo 16 cirurgias de urgência e sete eletivas. Foram seis gerais, outras seis ortopédicas e mais seis vasculares e ainda quatro oncológicas e uma buco-maxilo.

O plantão de maior demanda de atendimentos foi o de domingo (30), quando 89 pessoas deram entrada na unidade, seguido do sábado (29), quando outras 85 pessoas foram atendidas na urgência e emergência. Na sexta-feira (28), entre as 18h e a meia-noite, outras 23 pessoas passaram por avaliação médica no hospital.

O relatório de gestão do hospital referente ao plantão do final de semana apontou ainda que 24 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, sendo 21 deles decorrentes de acidentes com motos, outros dois com acidentes que envolveram bicicletas e um com automóvel.

Dos 24 acidentados, boa parte deles foi da cidade de Patos, com oito pessoas no total. Mas houve registro de acidentados vindos das cidades de Água Branca, Catingueira, Catolé do Rocha, Condado, Coremas, Desterro, Malta, Matureia, Piancó, Santa Luzia, Santa Terezinha, São Bento, São José de Caiana, São José do Bonfim e Teixeira. Seis destes pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 55 ocorrências, seguido de quedas, com 21 casos, e traumas diversos, com 13 registros. Mas o hospital atendeu ainda casos de dispneia, fratura, pancada, além de três casos de agressão física, entre outros motivos.