Notícias
Em São Paulo: Paraíba conquistou 92 medalhas nas Paralimpíadas Escolares e conclui participação com segundo melhor índice do Norte e Nordeste
Com 52 medalhas de ouro, 22 de prata e 18 de bronze, a Paraíba se despediu, nessa sexta-feira (29), das Paralimpíadas Escolares 2024, em São Paulo. Com um total de 92 medalhas, conseguiu a excelente marca de segundo melhor das regiões Norte e Nordeste. No quadro geral, dos 27 estados participantes, a Paraíba concluiu a competição em 10° lugar, o que credencia como, de fato, um desempenho de alto nível.
A competição, destinada para atletas entre 12 e 17 anos, teve a duração de quatro dias e foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Já a delegação da Paraíba, que contou com128 pessoas, teve o total apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado , da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que viabilizou todas as passagens aéreas para a capital paulista.
"A delegação da Paraíba, que em mais uma edição fez bonito em termos de número de medalhas conquistadas, agradece ao Governo, que através da Sejel conseguiu todas as passagens para a delegação. Sem esse apoio, seria difícil conseguir o deslocamento para que pudéssemos disputar essas Paralimpíadas", frisou Jean Klaud, chefe da delegação paraibana.
O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, que esteve assistindo à competição, em São Paulo, comemorou o resultado e destacou que "o resultado final com 92 medalhas é fruto das políticas que o Governo do Estado realiza direcionando investimentos para o paradesporto em geral".
"Além dos programas e projetos executados, o governador João Azevêdo já anunciou publicamente que a Paraíba vai ganhar um centro de treinamento exclusivo para o paradesporto e o Brasil passará a ter dois, já que um é esse em São Paulo. O local já foi escolhido por técnicos da área e em breve, o segmento terá seu lugar exclusivo para treino, competição e outras coisas mais que necessitem", concluiu Lindolfo.