Em Patos: Se Liga No Enem Festival premia vencedores de concurso de Redação

publicado: 13/05/2019 10h30, última modificação: 13/05/2019 10h33
SE LIGA NO ENEM EM PATOS_FOTOS DANIEL MEDEIROS (8).jpeg

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia realizou, neste sábado (11), a 7º edição do programa Se Liga No Enem Festival na Escola Cidadã Integral Técnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, em Patos. O evento prepara estudantes concluintes do ensino médio ou ex-alunos da rede estadual de educação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas de revisão, redação, oficinas, laboratórios, preparação emocional, circuito de games educativos, concurso de cosplay, entre outras atividades. Mais de 600 estudantes participaram do evento.

A edição teve como destaque a premiação dos estudantes vencedores do primeiro Concurso de Redação realizado pela Secretaria no primeiro bimestre com os alunos do ensino médio da Rede Estadual nas 14 Gerências Regionais. Alunos e professores com as dez melhores redações receberam certificados, os três primeiros lugares ganharam medalhas, troféus e brindes. O concurso de redação é uma ação do Núcleo de Redação da SEECT como parte do projeto do Se Liga no Enem, com o objetivo de fortalecer o conhecimento de redação para o exame.

A redação teve como tema ‘Violência na Escola’. O primeiro lugar foi para o aluno da Escola Cidadã Integral Técnica Nobel Vita, em Coremas, Carlos André Ferreira de Sá, que tirou 1.000 pontos. O segundo lugar foi para o aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Margarida Dias, na cidade de Pedro Régis, Júlio César da Silva Mendonça, com 960 de pontuação, e o terceiro lugar para o estudante da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité, Daniel da Silva Oliveira Lucena, com a pontuação de 920.

Para o aluno Júlio César da Silva, segundo colocado, o Programa é umas das melhores ações em preparação para o Enem. “O Se Liga No Enem é muito importante no processo de ensino e aprendizado. Através das aulas dinâmicas, compreendemos melhor as disciplinas”, avaliou.

A estudante Alice Glenda lves, da Escola Cidadã Integral Fontini Lordão, no município de Pedra Lavada, contou que o Se liga No Enem é a ponte para a universidade. “Estou muito feliz por estar participar deste evento, é uma grande oportunidade para todos os estudantes da rede estadual, a fonte de conhecimento e a ponte para a universidade”, destacou.

Segundo o gerente Executivo do Ensino Médio, Robson Rubenilson, o Se Liga No Enem Festival foi marcado pelo protagonismo da Rede Estadual. “Tivemos alunos apresentando trabalhos sobre empreendedorismo com a empresa pedagógica OWL, desenvolvida pelos estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica de São Bento. E também o protagonismo dos professores através da premiação no 1° Concurso de Redação”, comentou Robson.

O Programa – A abertura do Programa aconteceu em João Pessoa dia 19 de março e contou com 1.300 estudantes da 1ª Gerência Regional de Ensino no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira. A segunda edição foi em Itabaiana, na Escola Cidadã Integral Técnica Dr Antônio Batista Santiago com a participação 860 estudantes, no dia 23.

A terceira aconteceu no dia 30 de março simultaneamente em Sousa e Cajazeiras, reunindo 664 estudantes em Sousa, na Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, e 470 estudantes em Cajazeiras, na Escola Cidadã Integral Técnica Nicéa Claudino Pinheiro, A 5º edição foi em Cuité, com a participação de 500 alunos, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, a 6º edição foi em São Bento e reuniu 500 estudantes.

O Se Liga No Enem é um programa do Governo do Estado da Paraíba, que por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia atua em vários formatos: ‘SeLigaNoEnem Festival’, com 28 edições festivais aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais, com 17.600 alunos envolvidos; ‘SeLigaNoEnem na Escola’, com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos; ‘SeLigaNoEnemEgressos’ (ex-alunos), com 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensinomédio na rede estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino à Distância (EAD); ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.

registrado em: , ,