Em Itabaiana: Bombeiros participam de palestra sobre o suicídio

WhatsApp Image 2019-09-12 at 14.07.22 (1).jpeg
WhatsApp Image 2019-09-12 at 13.21.56 (1).jpeg
WhatsApp Image 2019-09-12 at 14.07.21.jpeg

Na manhã dessa quinta-feira (12), no Município de Itabaiana, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do 2° Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM) e da 6° Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM), participou de uma palestra referente ao suicídio, tema da campanha Setembro Amarelo.

A mesma, que foi a primeira de outras duas palestras que ocorrerão no 2° Batalhão e 3° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), nos dias 18 e 26, respectivamente, segue as diretrizes estabelecidas pelo comando da instituição, e nessa ocasião foi apresentada pela Drª. Silnara Araújo Galdino, que é Bacharel em Psicologia e Agente de Segurança Penitenciária, e a Psicóloga Clínica Lyzandra Shaeffer.

Na ocasião, fizeram-se presentes o prefeito do município de Itabaiana, Lúcio Flávio Araújo Costa, o Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro José da Silva, secretários Municipais e os policiais Militares pertencentes ao 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM). A palestra tem como público-alvo os Bombeiros Militares, parentes e a sociedade civil como um todo. Entender sobre esse tema é extremamente importante para as atividades bombeirísticas e para as pessoas que possam se deparar com esse tipo de situação. Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação. Devem-se tomar medidas voltadas para a educação, compartilhamento de informações, Esclarecimento e conscientização. O diálogo é muito importante, além dos trabalhos desenvolvidos durante as campanhas, que muito contribuem para levar ao conhecimento da comunidade o que muitas vezes parece invisível. O comandante do 2° CRBM, tenente coronel Jean Benício, reforçou a importância de momentos como esses para ampliar a integração entre os órgãos públicos e sociedade civil, na busca da Prevenção ao Suicídio, com o intuito de mudar essa realidade.