Em Alagoinha: Empaer realiza Jornada Paraíba Produtiva nesta sexta-feira

publicado: 23/08/2023 09h41, última modificação: 23/08/2023 09h42
FEIRA 1 23-08.jpg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão e Regularização Fundiária (Empaer) promove, nesta sexta-feira (25), a Jornada Paraíba Produtiva na cidade de Alagoinha. A iniciativa do Governo do Estado disponibiliza políticas públicas para famílias agricultoras, nos 223 municípios paraibanos. O evento começa às 8h, na sede do CRAS da cidade, um dos 19 municípios jurisdicionados pela região administrativa da Empaer de Guarabira.

De acordo com o gerente Regional da Empaer de Guarabira, José Pereira Silva, a iniciativa vai beneficiar os agricultores familiares, quilombolas, pescadores, jovens e mulheres rurais da região, com ações e serviços que promovem o desenvolvimento rural sustentável. “Com essas jornadas, o Governo do Estado reforça o interesse de tornar o setor primário mais produtivo, inclusivo e competitivo, diminuindo a desigualdade e a pobreza no campo”, destacou Pereirinha, como é conhecido.

Como tem ocorrido nas demais jornadas, entre os benefícios ofertados às famílias agricultoras da região de Guarabira estão: emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), lançamento do Plano Safra 2023/2024, orientações sobre acesso ao crédito rural em suas diversas modalidades, assinaturas de propostas nos programas PNCF- Terra Brasil, além dos programas institucionais com o PNAE e Pronaf.

Os municípios integrantes da região assistidos pela Empaer são: Alagoa Grande, Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Itapororoca, Jacaraú, Juarez Távora, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pedro Régis, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz e Sertãozinho.  Ao todo, são 3.200 famílias atendidas, sendo 800 de forma direta e 2.400 indiretamente.

O presidente da Empaer, Aristeu Chaves, avalia que a intenção do Governo do Estado com a realização das jornadas é ampliar as políticas públicas destinadas às famílias agricultoras e, com isso, dar um maior impulso à agricultura familiar paraibana que, segundo ele, “tem gerado oportunidade de trabalho, de renda e de qualidade de vida no meio rural”.

Programação – Constam da programação do evento apresentação cultural, palestras, apresentação de resultados de ações executadas e políticas públicas. Na ocasião, também acontece a feira da agricultura familiar do município com exposição e venda de produtos vindos diretamente do campo para o consumidor.

São parceiros do evento, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) a qual a Empaer é vinculada, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e de Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), o Banco do Nordeste, a Prefeitura local, associações e sindicatos rurais, além do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), da Prefeitura de Alagoinha, Coopepraf, MultiCampo e Supreme Rações.