Notícias

Educadores do Prima participam do 44º Festival Internacional de Música de Londrina

publicado: 09/07/2024 10h23, última modificação: 09/07/2024 10h25
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
12279166_766950673432518_4140689531870245065_n.jpg
3c2426e4-b320-4fdf-9a95-dd470b54071b.jpeg
3c2426e4-b320-4fdf-9a95-dd470b54071b.jpeg
12279166_766950673432518_4140689531870245065_n.jpg

Educadores do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima), iniciativa do Governo do Estado ligada à Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), vão participar do 44º Festival Internacional de Música de Londrina - FIML, que acontece de 13 a 21 deste mês de julho no Paraná. Neste ano, professores de cordas participarão da Orquestra Sinfônica que encerrará a programação do festival, no Teatro Ouro Verde, dia 21.

Esta é a segunda vez que o Prima participa do Festival Internacional de Música de Londrina. Em 2023 estiveram presentes com o Quinteto de Cordas do Prima formado por alunos do Polo da cidade de Catolé do Rocha, que teve a direção artística do professor e gerente do polo, Tâmisson Azêvedo.

Segundo Milton Dornellas, diretor de gestão do Prima, a participação da equipe paraibana no festival fortalece e dá visibilidade ao programa, além de ser um grande motivador para o grupo. “Acredito nos processos e estamos vivenciando mais um momento desse processo. Pelo trabalho realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, pelas Secretarias de Cultura e Educação, pela equipe Prima, estamos obtendo credibilidade. Por isso, estamos pela segunda vez neste importante festival que reúne muitos projetos sociais que utilizam a música como meio para o desenvolvimento artístico cultural”, frisou.

Entre os incentivos, foram oferecidas sete bolsas para professores aprimorarem os conhecimentos. Além das cordas que participarão da Orquestra Sinfônica, três professores farão Master Class de Big Band, Regência de Banda e de Metais, durante o festival.

Educadores

Mayara Brito - Musicista, violoncelista e educadora musical. Desenvolve trabalhos com foco no violoncelo popular e na música brasileira com o grupo Bravia, junto com sua irmã gêmea Mayra Brito, que une violoncelo, voz e criação musical; com o grupo Jambeira formado apenas por mulheres instrumentistas; e a orquestra Pop-UFPB voltada ao repertório de ritmos brasileiros e do Nordeste.

Elma Virgínia - Bacharela em Música pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Contrabaixo acústico e elétrico, seja na música erudita ou popular. Professora de Contrabaixo Acústico do Prima desde 2017.

José Márcio Fernandes - Começou os estudos em Música em 2010 na Banda Filarmônica Cônego Manuel Firmino no instrumento Bombardino e Tuba, no período de 2010 - 2017. Teve passagem pela Banda Marcial Julia Mendes de 2014 - 2016 como músico tubista. Autodidata, sua maior trajetória na música foi através do Prima - Polo Itaporanga.

Hermeson Praxedes - Teve o primeiro contato com a viola na Escola de Música Eleazar de Carvalho na cidade de Iguatu-Ce. Participou de vários festivais e masterclasses nacionais e internacionais. É formado em viola pela Universidade Federal da Paraíba na classe do professor Dr. Ulisses Silva. Foi professor de viola do curso de extensão da UFPB e atualmente é professor de viola do Prima.

Danilo Pires - Músico, violista e educador musical, é natural de Catolé do Rocha-PB. Graduando em Música na UFPB. Como violista tocou em orquestras na cidade de João Pessoa, e participou de shows de artistas da cidade e do Nordeste. Como professor de Música e de viola, deu aulas em projetos sociais e institutos sociais. Atualmente é professor de viola do Prima-PB no polo da cidade de Bananeiras.

Thales Bezerra - Desde 2016, iniciou sua jornada musical na banda marcial da Escola Estadual de Sumé, onde se envolveu com a percussão. Após um ano, deu um passo adiante, desta vez dedicando-se à tuba, e se juntou à renomada Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima: uma banda de destaque que se apresenta por toda a região do Cariri Paraibano. Atua como professor de eufônio, trombone e tuba no Prima, polo da cidade de Monteiro.

Gabriel Aragão - Aos 11 anos de idade, iniciou os estudos musicais através do instrumento bateria. Já participou de projetos e gravações profissionais. É professor de percussão do Prima, projeto ao qual está lecionando desde o ano de 2018. Também compõe projetos profissionais nos segmentos Gospel e Instrumental.

Prima

O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes está presente nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Sapé, Pedras de Fogo, Bananeiras, Picuí, Campina Grande, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha, Pombal, Sousa, Itaporanga e Cajazeiras. O programa se consolida como um conceito integral e inspirador, abraça a missão que vai além do ensino musical, direcionando sua energia para o fortalecimento da cidadania de seus participantes e para a promoção da inclusão, da democratização do acesso à arte e da difusão da música em sua rica diversidade. Os alicerces se estendem à dimensão do desenvolvimento humano, por meio do ensino coletivo de música, que culmina na formação de orquestras e outros grupos musicais. A jornada é direcionada às crianças e adolescentes, prioritariamente àquelas da rede pública de ensino ou em situação de vulnerabilidade social.