Editora A União lança livro de Edvaldo Nunes sobre a década de 1930 do Botafogo da Paraíba

publicado: 02/07/2024 10h20, última modificação: 02/07/2024 10h20

A Editora A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), lança nesta quinta-feira (4), às 19h, o livro ‘Um Belo campeão, uma vida que segue: A década de 1930 do Botafogo da Paraíba’, de Edvaldo Nunes. O evento acontecerá na Livraria A União, localizada no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

É o primeiro volume da publicação que trata da década de fundação do time de futebol Botafogo da Paraíba (o Belo), e relata fatos ocorridos nos anos iniciais de sua fundação e naqueles em que se sagrou campeão paraibano de futebol. O livro começa abordando o ano da fundação do time, 1931, contextualizado a partir dos dois anos anteriores que tiveram acontecimentos marcantes: 1929, com a Grande Depressão, e 1930 com a Revolução de 30. Segue em ordem cronológica retratando o Clube e o cenário mundial nos anos seguintes ao seu nascimento: 1932, 1933, 1934 e 1935. Por último, chega aos anos de 1936, 1937 e 1938, quando o Belo conquistou o seu primeiro tricampeonato de futebol na Paraíba.

De acordo com o autor Edvaldo Nunes, “este volume traz algumas informações inovadoras, e, ainda, comprova outras já conhecidas acerca de como surgiu e dos primeiros anos de existência do Clube. Enaltece a grandiosidade inicial de seus fundadores, que eram jovens, estudantes e atletas. Apresenta as dificuldades de um clube que sorrateiramente se firmava como representante no cenário de uma capital de estado”.

Edvaldo Nunes utilizou como fonte de pesquisa primordialmente o jornal A União e o historiador do Clube, Roberto Limeira de Castro. Foram utilizadas ainda informações de João de Almeida e Albuquerque, José Octávio de Arruda Melo, Raimundo Nóbrega e Walfredo Marques.

No Prefácio, o historiador José Octavio de Arruda Mello afirma que “Edvaldo Nunes legou-nos alentado estudo. Indo além do Botafogo, seu livro tornou-se verdadeira súmula como retrato de toda uma época”. A Apresentação ficou por conta de Serpa Di Lorenzo, na qual disse que “A história do livro é vasta e bonita, porém sem um registro detalhado e oficial que esclareça para as gerações de apaixonados por esse patrimônio de um estado. E para a nossa alegria e satisfação, o professor e escritor Edvaldo Nunes matou essa bola no peito, colocou-a no chão e assumiu essa enorme responsabilidade de registrar a primeira década do Clube”.

Serviço

Lançamento do livro: ‘Um Belo campeão, uma vida que segue: A década de 1930 do Botafogo da Paraíba’, de Edvaldo Nunes

Hora: 19h

Local: Livraria A União -  térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego - R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa-PB.

Preço do livro: R$ 60