Notícias

Nova edição do suplemento literário Correio das Artes aborda o antropoceno nas artes

publicado: 04/03/2024 09h58, última modificação: 04/03/2024 11h39

A edição de fevereiro do suplemento literário do Jornal A União Correio das Artes está circulando, desde domingo (3), e destaca na capa o tema ‘Antropoceno nas artes’. O conceito popularizado a partir dos anos 2000 para definir o impacto causado pelo humano no meio ambiente norteia obras que vão das artes plásticas ao audiovisual, passando pela literatura.

A temática foi pautada por Aécio Amaral, professor de Sociologia da Arte da Universidade Federal da Paraíba, a partir da passagem por João Pessoa do artista francês Damien Malard que participou de residência artística em novembro do ano passado na Arapuca Arte Residência, em Tambaba, no Litoral Sul da Paraíba.

O professor Amaral acompanhou a jornada criativa de Damien em terras paraibanas e manteve contato com o artista mesmo após sua partida, o que viabilizou para o Correio das Artes tanto uma análise da exposição de Damien, quanto uma entrevista exclusiva com o artista francês.

O editor do suplemento, André Cananéa conta que, dessa forma, nas páginas de abertura desta edição, o conceito de antropoceno “ganhou uma (re)avaliação, não só no trabalho de Damien Malard, mas também na literatura de ficção científica e em produção audiovisual, temas trabalhados em uma série de textos - assinados pelo próprio Aécio Amaral, Eduardo Augusto, a artista Aurora Caballero e o cineasta Carlos Dowling”.

Entre outros destaques estão a crônica de Raul Córdula, artista visual paraibano e exímio escritor; tributo do Cineasta Vladimir Carvalho ao fotógrafo Manuel Clemente, através de lembranças de quando trabalharam juntos em 'O País de São Saruê'; coluna do professor e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho sobre  'O Olho Branco do Meu Tio', do escritor Antônio Mariano; conto inédito de André Ricardo Aguiar; além de reflexão do professor e crítico de cinema João Batista de Brito a respeito das teorias de Freud sobre a alma humana; e análise do professor Rodrigo Falcão da letra da música ‘Ensacado’, parceria entre Cátia de França e Sérgio Natureza.

O exemplar do Correio das Artes foi distribuído encartado no jornal A União desse domingo para assinantes e está disponível nas bancas e representantes a R$ 12,00.