Notícias

Edição 2019 dos Jogos Socioeducativos definida para o mês de novembro

publicado: 09/07/2019 15h59, última modificação: 09/07/2019 15h59
sejel jogos socioeducativos 2019.jpg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), garantiu nesta terça-feira (9) a realização de mais uma edição dos Jogos Socioeducativos da Paraíba. Após uma reunião entre o secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco, e o coordenador do Eixo de Esporte e Cultura da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Nilton Santos, ficou definido que o evento será realizado no mês de novembro.

Em 2018, foi a primeira vez que a Paraíba realizou atividades esportivas com caráter de competição destinadas aos jovens socioeducandos do Centro Socioeducativo Edson Mota, local sede do evento e, a partir de agora, de forma oficial os Jogos Socioeducativos foram inseridos no calendário esportivo do Estado. A expectativa, de acordo com o que foi discutido na reunião, é que mais de 120 participantes marquem presença.

“Foi mais uma conquista que o Governo do Estado realizou na área do esporte e que beneficiará os socioeducandos, pois em 2018 houve uma grande movimentação onde a alegria tomou conta do Edson Mota e agora, com os Jogos inseridos no calendário oficial esportivo da Paraíba, é motivo só de agradecimento”, disse Nilton Santos, que representou a Fundac na reunião.

O secretário executivo José Marco disse que o Governo, desde 2011, quebrou muitos paradigmas e utilizou o esporte também como meio de sociabilização em vários segmentos. “Ao longo desses anos, o Governo do Estado idealizou e executou os Jogos das Reeducandas do Presídio Júlia Maranhão, Jogos dos Ciganos, Jogos Indígenas, Jogos Paralímpicos da Paraíba e, agora, insere os socioeducativos. É uma quebra de paradigma visando abrir o esporte para todos os segmentos da sociedade”, frisou.

Os Jogos Socioeducativos serão realizados pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, em parceria com a Fundac. Já as modalidades em disputa são: futebol, xadrez, futsal, tênis-de-mesa, atletismo, além de atividades recreativas e culturais.