Notícias

Doação de órgãos é tema de evento científico das residências do Hospital Arlinda Marques

publicado: 28/11/2019 17h30, última modificação: 28/11/2019 17h31
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (1).jpg
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (2)b.jpg
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (3)c.jpg
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (4)d.jpg
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (5)f.jpg
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (6)h.jpg
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (7)g.jpg
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (8)i.jpg
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (9)j.jpg
doacao de orgaos tema cientifico das residencias do hospital arlinda marques (10).jpg

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques (CPAM) realiza, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), a sexta edição do Encontro Científico Integrado das Residências do CPAM, que teve como tema a doação de órgãos e tecidos. O evento reúne profissionais de saúde, estudantes, internos e residentes para troca de conhecimentos e socialização dos diversos saberes do sistema assistencial para crianças.

A Residência Médica em Pediatria (Remep) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (Remusc) existem desde 2014. De acordo com a coordenadora da Remep e uma das organizadoras do evento, Eugênia Montenegro, os dois programas caminham juntos com uma atuação integrada tanto na assistência quanto na docência e com reuniões científicas mensais para discutir casos clínicos. A médica explica que anualmente, no mês de novembro, há esse encontro como uma forma de consolidação de todo o trabalho realizado pelas residências durante o ano.

Em toda edição do encontro científico um tema diferente é abordado. Em 2019, a temática escolhida foi a doação de órgãos e tecidos. Segundo Eugênia Montenegro, a decisão do assunto foi feita para enaltecer o transplante, já que está em evidência na Paraíba. “A gente conseguiu trazer pra cá doenças da criança que indicam o transplante de órgãos. Já na abertura do evento, o diretor da Central de Transplantes trouxe um panorama atual do estado, que vem despontando em números e estatísticas em todo o país. Passou muito tempo adormecido e agora a gente está em evidência”, destaca.

O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, esteve presente ao evento e destacou o papel da SES na formação das capacidades humanas para cuidados em saúde na Paraíba. Ele pontua que ter um enfoque no cuidado à criança, especialmente na parte do cuidado que diz respeito à média e alta complexidade, é uma atividade crucial e, por isso, o Hospital Arlinda Marques tem um papel singular.

“Ou nós vamos formar essas capacidades humanas para fazer um cuidado integral para o povo paraibano, ou vamos ter essa lacuna e nós vamos ficar com essa dívida. Então a forma de poder pagar essa dívida é preparar gerações futuras de médicos pediatras e especialistas nos cuidados das crianças. Então essa atividade é fundamental porque é um marco para a gente poder colocar esse povo em ação”, completa.

O VI Encontro Científico Integrado das Residências do CPAM está acontecendo no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor). A programação do primeiro dia de evento foi composta por palestras e mesas redondas, todas seguindo a temática de transplantes e doação de órgãos, como A Bioética na Assistência ao Potencial Doador e a Comunicação de Notícias Difíceis, que teve uma abordagem multiprofissional na perspectiva do cuidado humanizado. O segundo dia do encontro vai ser dedicado para a realização de oficinas. Ao final, serão publicados nos anais do evento os 25 artigos científicos apresentados na ocasião.