Dia do Garimpeiro: Governo discute ações no setor mineral em seminário

publicado: 22/07/2019 17h26, última modificação: 22/07/2019 17h29
governo discute acoes na area de mineracao  dia do garimpeiro foto Clovis Porciuncula (2).jpg
governo discute acoes na area de mineracao  dia do garimpeiro foto Clovis Porciuncula (3).jpg
governo discute acoes na area de mineracao  dia do garimpeiro foto Clovis Porciuncula (4).jpg
governo discute acoes na area de mineracao  dia do garimpeiro foto Clovis Porciuncula (6).jpg
governo discute acoes na area de mineracao  dia do garimpeiro foto Clovis Porciuncula (7).jpg
governo discute acoes na area de mineracao  dia do garimpeiro foto Clovis Porciuncula (9).jpg

Garimpeiros, pesquisadores, empresários do setor mineral, autoridades municipais, estaduais e federal participaram do VIII Seminário Comemorativo ao Dia do Garimpeiro, na cidade de Santa Luzia, no sábado (20). O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), por meio da Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeologia (DRMH), na Escola Estadual Cidadã Integral Padre Jeronimo Lauwen, onde é ofertado o curso técnico em Mineração

O diretor da DRMH, Marcelo Falcão, representando o Governo do Estado, agradeceu a presença e as parcerias que possibilitaram a realização de mais um evento alusivo ao Dia do Garimpeiro, comemorado no dia 21 de julho. Segundo ele, a atividade de mineração é muito importante para a região do Seridó paraibano e extremamente significativa para a economia do Estado.

Marcelo fez uma apresentação sobre o tema: Seridó Paraibano - Uma Área de Relevante Interesse Mineral, com um resgate histórico do setor mineral na Paraíba, desde a Segunda Guerra Mundial, além de falar das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio de capacitações, visitas de campo e incentivos às cooperativas do setor, com o propósito de realizar uma mineração sustentável.

O superintendente Regional da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM)/Serviço Geológico do Brasil, Vanildo Almeida Mendes, fez uma apresentação sobre o setor mineral nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. De acordo com ele, o evento é muito importante para mobilizar os garimpeiros a se unirem. “Na Paraíba temos vários projetos em andamento e estamos discutindo um acordo de cooperação, para execução de projetos, como a elaboração do mapa geológico de recursos minerais e hidrogeológico, com a oferta da parte técnica; alocação de poços, análises de áreas para execução de obras de construção e de exploração mineral”, revelou.

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, cumprimentou a todos e falou da sua satisfação enquanto gestor de sediar o evento. O prefeito destacou a importância do extrativismo mineral em suas diversas formas, seja no garimpo (extração), na lapidação ou importação, entre outras, para a geração de emprego e renda e, consequentemente para o fortalecimento da economia dos municípios que compõem a microrregião do Seridó Ocidental paraibano (Santa Luzia, Junco do Seridó, Salgadinho, São José do Sabugi, São Mamede e Várzea).

O presidente da Cooperativa de Mineradores de Junco do Seridó (Cooperjunco) José Ivanildo de Sousa, disse que o seminário é muito importante para buscar conhecimento na área de mineração. Ele reivindicou a desburocratização na liberação das áreas, para exploração legal e ressaltou o apoio do Governo do Estado, nos últimos anos, com a oferta de cursos e atendimento à cooperativa. A Cooperjunco abrange 62 municípios do Seridó paraibano, com sede em Junco, município produtor do caulin e quartizito, onde é feita a exploração e beneficiamento desses produtos.

O professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB) de Campina Grande, Dwight Rodrigues Soares, ministrou palestra sobre a Importância Econômica dos Pegmatitos do Seridó Paraibano. Esteve presente também ao evento o prefeito de Pedra Lavrada, Jarbas de Melo Azevedo, e técnicos da Seirhma.