Dia de Campo destaca criação de caprinos em Soledade

Dia de campoe pendencia1 05-09.jpg
dia de campo pendencia001 05-09.jpg
Dia de Campo Pendencia 05-09.jpg

Com amostras práticas das atividades da Estação Experimental de Pendência, em Soledade, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e a Prefeitura Municipal de Soledade, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca, realizaram, na quarta-feira (30), o II Dia de Campo. O evento contou com a participação de estudantes do curso técnico em Agroecologia, produtores rurais, pesquisadores e extensionistas.

O Dia de Campo foi organizado, conjuntamente, pela secretária de Desenvolvimento Rural e Pesca de Soledade, Fátima Barros, pelo secretário executivo André Tiúba e pelo chefe da Estação Pendência da Empaer, Leonardo Medeiros. Na ocasião, o diretor de Pesquisa Agropecuária da Empaer, Aderval Monteiro Valença Dias, destacou a importância das pesquisas para o fortalecimento da caprinocultura no semiárido.

Os pesquisadores explicaram todos os processos das pesquisas de melhoramento genético desenvolvidas na Estação. Abordaram desde a seleção dos animais, a questão alimentar, a sanidade, a ordenha e o corte das carnes que chegam à mesa do consumidor. Foram realizadas oficinas para mostrar os cortes feitos na carcaça. Também houve um momento para apresentar o processo de produção e ensilagem de ração animal.

Durante o Dia de Campo em Pendência, foram distribuídas raquetes de palma forrageira, provenientes do Programa de Revitalização da Palma Forrageira executado pela Sedap, que contempla agricultores familiares do Semiárido que fazem a multiplicação.

Estiveram presentes ao Dia de Campo, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), do Garantia Safra, Empaer, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Banco do Nordeste.