Notícias

Dezembro Vermelho: Saúde oferta testes rápidos durante entrega de residencial em Gramame

publicado: 16/12/2019 18h39, última modificação: 16/12/2019 18h40
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
ses dezembro vermelho teste rapido durante entrega do residencial em gramame (1).jpeg
ses dezembro vermelho teste rapido durante entrega do residencial em gramame (2).jpeg
ses dezembro vermelho teste rapido durante entrega do residencial em gramame (3).jpeg
ses dezembro vermelho teste rapido durante entrega do residencial em gramame (4).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), em parceria com o Complexo Clementino Fraga, ofertou nesta segunda-feira (16), durante a entrega do Residencial Alvorada do Sul, em Gramame, testes rápidos para o HIV e sífilis, fez distribuição de material educativo e preservativos, além de orientações sobre prevenção e tratamento da doenças. A ação, que faz parte da programação do Dezembro Vermelho, foi levada aos profissionais que trabalharam na obra e beneficiados com a entrega das casas.

Cerca de 150 testes foram disponibilizados. No caso da investigação do HIV, é feito o teste chamado T1 e, se ele der positivo, realiza-se o T2, que é o teste confirmatório. Já o teste rápido para sífilis é uma espécie de triagem, se der positivo, é necessário fazer o teste complementar para confirmação no serviço de saúde.

“O resultado dos testes rápidos sai numa média de 15 minutos. Atividades como esta são muito importantes porque esses trabalhadores e famílias, muitas vezes, não têm tempo de buscar o serviço de saúde. Com essa ação pontual, essas pessoas já podem receber as orientações e saber se tem ou não o HIV. A gente torce pra não dar positivo, mas, se o diagnóstico vier, é a certeza de que a pessoa pode iniciar o tratamento e se cuidar o quanto antes”, pontuou a chefe do Núcleo de IST/Aids da SES, Joanna Ramalho.

O pedreiro Manuel Nunes Pereira tinha feito o teste rápido para o HIV há mais de oito anos. Aproveitou a oportunidade para refazer. “Estava trabalhando e fiquei surpreso quando vi a tenda da Saúde montada. Quase nunca tenho tempo de ir até o serviço de saúde. Como a equipe estava por aqui, ficou mais fácil e vim logo fazer o teste, principalmente porque rapidinho sai o resultado”, disse.

Já o servente de obras José Carlos da Silva fez o teste pela primeira vez. “Não tenho medo, não! É bom fazer o teste pra saber se tem a doença, porque, se tiver, a gente se cuida logo, né? E se não tiver, vou ficar tranquilo”, comentou ele.