Detran-PB reprova 176 veículos escolares durante vistoria

publicado: 11/03/2020 10h13, última modificação: 11/03/2020 10h13

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) deram continuidade às vistorias do primeiro semestre de 2020, para fiscalizar os transportes escolares dos municípios do estado. De um total de 295 veículos fiscalizados, 176 foram reprovados, o que corresponde a 60%.

As vistorias vêm sendo realizadas desde 2013, englobando ônibus, vans e automóveis. No sábado passado, a fiscalização ocorreu simultaneamente nas Ciretrans de Princesa Isabel e Sousa, envolvendo os transportes escolares de 16 municípios. No domingo, a vistoria foi realizada em Monteiro e Teixeira, englobando os veículos de 27 cidades.

Conforme relatório divulgado pela Gerência Operacional de Vistoria e Emplacamento, nesse fim de semana um total de 43 cidades foram convocadas a apresentar seus veículos para avaliação. Os transportes escolares das prefeituras dos municípios de Aparecida, São Sebastião do Umbuzeiro e Amparo não compareceram.

Segundo o coordenador de Vistorias de Transporte Escolar do Detran-PB, Renato Prado, os itens que mais reprovam no quesito veículos são pneus, extintores e cinto de segurança. Já no tocante aos motoristas, a maioria trafega sem comprovação do curso específico de condutor de transporte escolar e sem constar a informação obrigatória de atividade remunerada na carteira de habilitação (CNH).

Duas equipes de vistoriadores do Detran-PB, participaram da fiscalização. Compostas pela autarquia de trânsito, em parceria com o MPPB e demais órgãos envolvidos, elas atuarão nos finais de semana dos meses de fevereiro a junho. Em maio, será divulgado o calendário para o segundo semestre.

A fiscalização é feita pelo Detran, com o apoio do MPPB, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).