Notícias

Detran-PB abre Semana Nacional de Trânsito nesta sexta-feira

publicado: 17/09/2020 11h44, última modificação: 17/09/2020 11h44

Com o objetivo de trazer à tona, mais uma vez, a discussão em torno da violência e acidentes nas vias e rodovias da Paraíba, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) vai  promover lives diárias durante a Semana Nacional de Trânsito, anualmente celebrada no período de 18 a 25 deste mês. Assim, nesta sexta-feira, às 15h, o evento será oficialmente aberto, com transmissão pelo canal do YouTube e pelo Facebook do órgão.

A live de abertura será presidida pelo superintendente Agamenon Vieira e vai contar com a participação do presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro; da presidente da Associação Nacional do Detrans (AND), Larissa Abdala, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde e de demais órgãos envolvidos com o Sistema Nacional de Trânsito. Terá mediação da coordenadora de Educação de Trânsito, Ana Paula Buzetto.

O debate abordará o tema central da Semana Nacional de Trânsito: ‘Perceba o risco, proteja a vida!’, que faz alusão à necessidade de discutir todos os riscos nas vias e rodovias públicas do país, envolvendo principalmente os mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, naturalmente mais expostos às lesões provocadas em acidentes. Por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o tema da SNT 2020 é o mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo deste ano.

A partir da segunda-feira (21), as lives ocorrerão às 10h. Nessa data, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, será abordado o tema: Vulnerabilidade e fragilidade no trânsito: Registros e relatos de experiência. Na terça-feira (22), data em que é celebrado o Dia Mundial sem Carro e Dia Internacional da Carona Solidária, será a vez do tema: Limites e Possibilidades para uma Mobilidade Humana.

Já na quarta-feira (23), a live vai celebrar o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, com o tema: A Operação Lei Seca na Paraíba. Na quinta-feira (24) será a vez de abordar os temas envolvendo as ações educativas voltadas para um trânsito mais seguro na Paraíba. E, finalmente, na sexta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, os motociclistas terão a maior atenção desse debate, com o tema: Comportamentos para uma pilotagem segura no trânsito.