Desafio Solidário PB estimula doação de sangue para o Carnaval

publicado: 25/02/2019 18h55, última modificação: 25/02/2019 18h57
ses hemocentro desafio solidario 6.jpg

O Hemocentro da Paraíba recebeu nesta segunda-feira (25) mais uma edição do Desafio Solidário PB. Desta vez a equipe do YpControl, plataforma paraibana de inteligência financeira, compareceu em Caravana Solidária para participar de campanha de doação de sangue. A acolhida no Hemocentro foi realizada pela equipe do Serviço Social.

Segundo a assistente social Roseane Figueiredo, esse tipo de mobilização se torna ainda mais necessária neste período do ano porque, em função do Carnaval, muita gente deixa de fazer suas doações regulares e os estoques dos bancos de sangue costumam baixar.

Para Cláudio Piomonte, diretor do YpControl, participar de uma ação como essa faz muito bem e é um ato de amor ao próximo e de generosidade. “Algumas pessoas têm receios e medos por causa de mitos e desinformações, mas o pessoal do Hemocentro orienta e informa deixando todo mundo bem tranquilo. Vale a pena e já desafiamos outras empresas”, afirmou.

Viviani Beatriz, em sua primeira doação de sangue, revelou estar satisfeita por poder ajudar a salvar vidas. “É gratificante saber que um gesto tão simples salva vidas. Eu sempre tive vontade de ser doadora de sangue, mas pesava 48 kg. Em dezembro, consegui ganhar peso e atingir os 50 kg necessários. Quando soube da campanha na empresa eu fui uma das primeiras pessoas a aceitar o convite”, comentou.

Tullyo Ryann, que também veio na caravana, ressaltou que a campanha o incentivou a manter a rotina de doações. “Desde o início de fevereiro eu estava liberado para fazer a minha primeira doação do ano. Sou doador desde 2016 e procuro vir pelo menos duas vezes por ano. Desta vez aproveitei a oportunidade para vir com os colegas de trabalho e incentivar quem ainda não é doador para fazer a doação”, afirmou.

Já Victor de Albuquerque explicou que sua primeira doação foi em 2017 quando o pai, devido a um problema de saúde, precisou de sangue. “Desde que meu pai precisou de sangue, eu doo. Não tenho medo de agulha ou de sentir dor, sei que o mais importante é salvar vidas”, declarou.

DESAFIO - O “Desafio Solidário PB” foi idealizado pela empresa parceira Tely Comunicações que iniciou a campanha e lançou o desafio para a HotDime Brasil, que por sua vez desafiou o YpControl. A ideia é convocar empresas da Paraíba a participarem desta ‘corrente do bem’ e conseguir mobilizar doadores para totalizar cerca de 100 bolsas de sangue coletadas até o Carnaval.

CARNAVAL DO HEMOCENTRO - Com o tema “Ô abre alas que eu quero doar”, o Hemocentro da Paraíba realizará nesta terça-feira (26) a campanha de Carnaval de 2019. O objetivo é incentivar a doação de sangue antes da festa carnavalesca. De acordo com a programação, a abertura será a partir das 9h com a apresentação da Banda de Frevo Paraíso Tropical. A ação contará ainda com a participação da palhacinha BomTeVer, que animará o evento com suas brincadeiras.