Desafio Nota 1000: Concurso de redação sobre Educação Fiscal premia estudantes da rede estadual com iPhones

publicado: 16/08/2024 19h07, última modificação: 16/08/2024 19h07
WhatsApp Image 2024-08-16 at 17.55.20.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), realizou, nesta sexta-feira (16), a entrega da premiação para os cinco estudantes selecionados na edição especial do concurso de redação do programa Desafio Nota 1000. O concurso contou com a participação de 5.211 estudantes matriculados regularmente no Ensino Médio da rede pública estadual, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A competição teve como objetivo incentivar os estudantes buscarem conhecimento sobre a educação fiscal por meio do tema "Responsabilidade do Estudante na Promoção da Educação Fiscal: Estratégias para Conscientização e Engajamento da Comunidade". Além de ajudar na aprimorar a escrita dos alunos. Os cinco primeiros lugares que atingiram as notas máximas 1000 e 980 pontos receberam um IPhone cada.

“Por meio do Desafio Nota 1000 tratamos sobre esse tema crucial para sociedade, que é a educação fiscal, o que me impressionou foi a concisão desses estudantes, pois na escola é tratado sobre educação financeira, mas educação fiscal já é um assunto mais complexo para ser trabalhado por eles, e eles se interessaram e produziram textos incríveis. Eu parabenizo os estudantes, os professores e os pais”, comentou o secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim.

O estudante Abraão Vicente dos Santos, da ECIT Nobel Vita, foi um dos estudantes que tirou nota máxima de 1000 pontos na redação e relatou como abordou o assunto na sua redação. “Tratei sobre a lacuna educacional, pois as escolas devem discutir mais sobre a educação fiscal levar palestrantes e colaboradores das secretarias da Receita e Fazenda para estimular o conhecimento sobre este assunto. Também falei sobre a desigualdade de acesso às tecnologias, pois muitas pessoas não têm acesso a telefones, computador e internet, e ainda falei sobre a distribuição de renda e como isso afeta no conhecimento das pessoas sobre as questões tributárias”, disse o estudante.

Sara Sophia Nóbrega Roberto, também estudante da ECIT Nobel Vita, obteve 1000 pontos na redação. Quem também pontuou a nota máxima foi Gabriel Ferreira de Matos, da ECI Monsenhor Vicente Freitas. O quarto e quinto lugares ficaram com os estudantes André Luís Fernandes Dantas Buriti e Pedro Victor Almeida Rocha, ambos com 980 pontos.

A premiação do concurso foi um Iphone XS Max 256GB para o 1º lugar, um Iphone XS 256GB para o 2º, e três Iphones 8 Plus 64GB para os demais colocados.

Durante o evento, o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, ressaltou que a parceria será mantida com a SEE-PB em 2025. “Esse tema é apaixonante e essa parceria é uma forma de conscientizar os estudantes. Hoje já temos disciplinas eletivas nas escolas integrais, isso é fundamental. E no próximo ano a Lotep-PB vai patrocinar os prêmios das primeiras colocações e também vamos avaliar a ampliação de selecionar não apenas cinco, mas dez estudantes”, adiantou o secretário.