Notícias

De Repente na Rede faz homenagem a Miro Pereira, do Rio Grande do Norte

publicado: 11/05/2021 09h22, última modificação: 11/05/2021 09h23
miro pereira.jpeg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (12), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Miro Pereira (RN). 

Miro Pereira - (Francimiro Pereira Dantas) é filho de Raimundo Cardoso Dantas e Rita Pereira da Silva e nasceu em 22 de julho de 1965 no sítio Saco, município de Patu, no Rio Grande do Norte. Começou a cantar profissionalmente em 1985, com o cantador Raimundo Antônio dos Santos. Na época, ambos trabalhavam na Rádio Rural de Petrolina, apresentando um programa vespertino. Durante muito tempo, foi parceiro de Louro Branco, com quem já se apresentou e organizou diversos festivais pelo Nordeste. Antes da pandemia, apresentava-se quase todos os anos nas edições presenciais do projeto De Repente no Espaço, da Funesc. Atualmente reside no município de João Dias (RN), somando quase quatro décadas de profissão e representando muito bem a poesia nordestina.

Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, promove oficina de declamação e versos pelo estado. 

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. 

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias. 

Serviço 

De Repente na Rede 

Quarta-feira, 12/05/2021, às 19h 

Homenageado: Miro Pereira (RN) 

Apresentação: Iponax Vila Nova 

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov