De Repente na Estrada leva poesia de Severino Feitosa e Fenelon Dantas ao município de Baraúna

publicado: 24/07/2024 09h04, última modificação: 24/07/2024 09h05
severino feitosa-repentista.jpeg
fenelon dantas-repentista.png

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (26), mais uma edição do projeto De Repente na Estrada. Desta vez, é o município de Baraúna que recebe os poetas repentistas Severino Feitosa (PE) e Fenelon Dantas (PB). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O acesso é gratuito e a apresentação começa às 19h, na Praça de Eventos Petrônio Amaro Pires.

Severino Feitosa é poeta, repentista e radialista. Nasceu em Santa Terezinha, região do Pajeú Pernambucano, e aprendeu a arte do repente com o pai, que era agricultor e poeta, praticando a cantoria nos dias de folga do roçado, com outros cantadores da região. Assim, tendo seu pai como primeiro parceiro, Severino foi se aperfeiçoando na arte e, quando completou 21 anos, fez sua primeira cantoria.

A partir daí, passou a viver da profissão, somando até hoje mais de 50 anos de carreira. Já morou em diversos municípios paraibanos, como Patos, Cajazeiras, Guarabira e João Pessoa. Atualmente, reside em Campina Grande e se destaca como um dos grandes nomes do repente de todos os tempos.

Fenelon Dantas começou muito cedo na arte da música, vendo e ouvindo os aboiadores nas vaquejadas. Aos 15 anos de idade formou dupla com José Barbosa. Tem gravados nove trabalhos, entre discos e CDs, com poetas José Monte, Valdir Teles e outros.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

De Repente na Estrada - O projeto, que teve início em 2022, já passou por várias cidades paraibanas, como uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Em Baraúna, o projeto conta com apoio da prefeitura.

De Repente na Estrada - Baraúna

Data: 26/07, às 19h