De olho no futuro, Governo da Paraíba investe em obras de mobilidade urbana em João Pessoa

publicado: 02/08/2024 16h38, última modificação: 02/08/2024 16h38
Viaduto Água Fria - 1.jpg
Viaduto Água Fria - 2.jpg
Arco Metropolitano - 5.jpg
Arco Metropolitano - 4.jpg
Arco Metropolitano - 2.jpg
Arco Metropolitano - 1.jpg
Ponte das Três Ruas - 1.jpg

O Governo da Paraíba está investindo mais de R$ 306 milhões, com recursos próprios do Tesouro Estadual, em quatro importantes obras rodoviárias que vão promover melhorias substanciais na mobilidade urbana em João Pessoa, desafogando o trânsito em áreas importantes da capital, que chega aos 439 anos nesta segunda-feira (5). São elas: a construção do Viaduto de Água Fria; Ponte das Três Ruas; Viaduto do Bairro das Indústrias e a pavimentação do Arco Metropolitano, todas por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB).

Mas o Governo da Paraíba também pode contabilizar outras obras nesta área que já fazem a diferença na vida dos motoristas que trafegam diariamente nestas localidades, como a pavimentação da ligação Mangabeira IV/Entroncamento da PB-008; ligação Valentina/Mangabeira/Perimetral Sul/; ligação Cidade Universitária/Altiplano e ligação Geisel/Colinas do Sul.

Das quatro obras atualmente em construção, a primeira a ser concluída será a Ponte das Três Ruas, no Bairro dos Bancários – na Rua Tabelião Stanislau Eloy e Rua Bancário Waldemar de Mesquitas Accioly – com investimento superior a R$ 17 milhões. De acordo com informações do gestor Francisco Romário Alvino, estão sendo finalizados os serviços de drenagem e aterro no lado das Três Ruas e logo após será feito o asfalto, com prazo para conclusão de mais três meses.

Quando concluída, a ponte vai ligar o bairro dos Bancários à UFPB, desafogando o trânsito para quem se desloca para a zona sul ou quem vem de lá para o centro da cidade, movimento que atualmente registra engarrafamentos diários, especialmente nos horários da manhã e do final do dia, os denominados horários de pico.

O Viaduto de Água Fria, na BR-230, nas proximidades dos prédios da Ceasa e da Prefeitura Municipal, cujo investimento do governo estadual é de R$ 48,6 milhões, de acordo com o gestor Francisco Romário, atualmente estão sendo construídas as paredes de solo armado (paredes laterais); aterros; armadura da laje e drenagem na Rua Manoel Lopes, localizada ao lado do prédio da prefeitura até a rotatória da entrada do Bairro do Cuiá. “O viaduto está previsto para ser concluído em dezembro, já com o tráfego livre. O restante dos serviços, que inclui a marginal, o desvio e tudo que faz parte do conjunto da obra, está previsto para ser concluído em junho de 2025”, adiantou.

Com a conclusão da obra, o fluxo de veículos vai ser facilitado entre os bairros do Cristo Redentor, Ernesto Geisel, José Américo e Mangabeira, bem como o tráfego contínuo na rodovia federal entre o Estádio Almeidão, Centro Administrativo Municipal, Ceasa e sede da Polícia Rodoviária Federal, proporcionando mais segurança e conforto aos motoristas, especialmente nos horários de pico.

Outra obra de mobilidade urbana do Governo do Estado em construção em João Pessoa, com investimento de mais de R$ 22 milhões, é o Viaduto do Bairro das Indústrias, no Distrito Industrial. De acordo com o gestor Francisco Romário, 95% das fundações já estão concluídas. “Já foram concretadas seis dos nove pilares de sustentação do viaduto e a montagem das 18 vigas com 27 metros cada e 40 toneladas de peso, tendo oito já armadas com a ferragem”. A previsão de conclusão é para junho de 2025.

O Arco Metropolitano de João Pessoa, ligando as rodovias BR-230 a BR-101, se constitui em mais uma obra que vai facilitar a mobilidade urbana nesta área da Capital. Com investimento de R$ de 218.554.382,05, com recursos próprios do Estado, prossegue com a realização de obras de duas pontes sobre os rios Mumbaba e Gramame. Atualmente, estão sendo cravadas as estacas de sustentação da infraestrutura das pontes, construção da passarela na comunidade de Cicerolândia, cercas ao longo do trecho, bueiros e construção do viaduto sobre a BR-230. O gestor da obra, o engenheiro Antônio Marcos de Araújo Gouveia, disse que a partir desse mês de agosto, será intensificada a parte de terraplenagem do trecho. A previsão de conclusão é para dezembro de 2025.

Moradores destacam as obras

Moradores dos bairros beneficiados pelas obras do Governo do Estado destacam a importância de cada uma para a comunidade, especialmente quanto ao deslocamento entre bairros e centro da cidade. Segundo eles, todos vão ser beneficiados e todos destacam a iniciativa do governador João Azevêdo em oferecer melhores condições de infraestrutura nos bairros da Capital.

Ao falar sobre a Ponte das Três Ruas, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro, Américo Graciano Cabral Neto, disse que fazia questão de fazer um registro sobre a obra do Bairro dos Bancários, Ponte das Três Ruas. Para ele, “a obra é mais do que importante. É uma redenção para o Bairro dos Bancários. Os moradores estão torcendo pela finalização da obra. Está localizada na entrada da zona sul, o bairro mais charmoso de João Pessoa”.

Para José Pereira de Alcântara, morador nas proximidades da sede da prefeitura de João Pessoa, “o Viaduto da BR-230, ao lado da Ceasa, vai beneficiar não somente os habitantes daquela região, mas de toda a zona sul da Capital. Quando finalizado, o tráfego vai ficar mais tranquilo para todos”, enfatiza o morador.

Patrick Adrian Morais, morador do Bairro Costa e Silva, parabeniza o Governo do Estado pela construção do Viaduto do Bairro das Indústrias, na BR-101. Para ele, “a obra vai ser de grande importância para os moradores de toda a região, com a redução dos engarrafamentos e maior rapidez no tráfego dos veículos”.