Curso de Manutenção e Conserto de Ar-Condicionado do Cendac oferece novas perspectivas para inserção no mercado de trabalho

publicado: 14/08/2023 16h02, última modificação: 14/08/2023 16h02
WhatsApp Image 2023-08-14 at 15.56.05 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-14 at 15.56.05.jpeg

Os alunos do curso de Manutenção e Conserto de Ar-Condicionado começaram a ter aulas práticas nesta semana. O curso é uma realização do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), com carga horária de 80 horas e faz parte de um convênio com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

Natanael Soares, de 53 anos, é técnico em refrigeração e atualmente está sem trabalhar. Assim que soube do curso que o Cendac estava oferecendo, se inscreveu e foi selecionado para participar. “Eu já tenho experiência na área de refrigeração e conserto de eletrodomésticos, e como estou sem trabalhar no momento, quis aperfeiçoar meus conhecimentos para poder me recolocar no mercado de trabalho”, disse.

Ele está gostando muito das aulas, que são ministradas pelo professor Francisco de Assis, e considera que o curso é uma boa oportunidade tanto para quem tem experiência na área quanto para os jovens que estão em busca do primeiro emprego. “O professor tem uma didática muito boa, explica muito bem todo o processo de conserto e manutenção do ar-condicionado e o curso é 100% prático”, ressaltou Natanael.

Outro estudante que tem aproveitado bem as aulas é João Paulo, de 28 anos. Ele é técnico em mecânica e também está em busca de um emprego. “Estou em busca de uma nova oportunidade de trabalho e quando a gente faz um curso como esse, profissionalizante, facilita conseguirmos ser contratato por alguma empresa”, afirma. João Paulo também está gostando das aulas, nas quais tem aprendido sobre todo o processo de conserto dos equipamentos de ar-condicionado, desde a parte elétrica até a mecânica. “Estou com esperanças que, através do que já sei e do que estou aprendendo aqui no Cendac, eu possa ser contratado”, afirma.

O Cendac é uma entidade não governamental e tem como ação central a oferta de cursos e oficinas profissionalizantes, totalmente gratuitos, destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, para capacitar mão-de-obra de qualidade para o mercado de trabalho, em todo o território paraibano. Os cursos e as oficinas são realizadas em parceria com o Governo do Estado e suas secretarias, contribuindo assim para a inclusão social e econômica de adolescentes, jovens e mulheres. As atividades promovidas pelo Cendac também são realizadas a partir de parcerias com prefeituras municipais e associações da sociedade civil.