Notícias
Cultura do abacaxi é tema de exposição e seminário em Itapororoca
A Paraíba produz 310 milhões de abacaxis por ano, o que lhe garante o primeiro lugar na produção nacional do fruto, que resulta em R$ 670 milhões para a economia do estado, gerando emprego e renda para milhares de famílias. E para celebrar o fruto é que o município de Itapororoca, no Litoral norte do estado, um dos maiores produtores de abacaxi da Paraíba, realiza até este sábado (6) a 1ª Expo Abacaxi. O evento conta com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).
Dentro da programação da 1ª Expo Abacaxi, foi realizado nessa sexta-feira (5) o Seminário Estadual da Abacaxicultura, que recebeu o nome de Leôncio da Costa Vilar, em homenagem póstuma ao engenheiro agrônomo que dedicou a vida ao estudo do fruto. Na abertura do seminário, uma solenidade marcou o início das atividades da exposição em Itapororoca.
A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, representou o secretário Joaquim Hugo Vieira. “A Expo Abacaxi não é só um espaço de comercialização. Esse espaço é também destinado ao aprendizado, é um espaço do saber, da troca de experiências”, destacou. Ela ressaltou a importância das parcerias para a concretização dos eventos do agro e o compromisso do Governo do Estado em incentivar, dialogando com os municípios e a sociedade civil, a realização das feiras e exposições: “Esse evento não é para você, é com vocês”.
O prefeito de Itapororoca, Batista Torres, exaltou a importância do trabalho de muitos atores para que a 1ª Expo Abacaxi se tornasse realidade. “A gente entende que um grande evento precisa da participação e esforço de muitas pessoas. E é isto que acontece aqui na Expo Abacaxi”, afirmou.
Já Dilmar de Moraes Santos, presidente da Associação dos Produtores de Abacaxi de Itapororoca (Asprait), falou emocionado que a realização da Expo Abacaxi é a concretização de um sonho. “O abacaxi é a nossa joia rara”, disse. E agradeceu os muitos parceiros envolvidos para realizar o evento. Ele destacou que a ideia é discutir a cultura do fruto com o objetivo de melhorar ainda mais a produção e a qualidade do abacaxi produzido na Paraíba.
A programação da 1ª Expo Abacaxi neste sábado, dia 6, prossegue com a realização de palestras de capacitação, a realização da Feira da Agricultura Familiar, Artesanato e Agroindústria, a gincana temática “Sabe Tudo do Abacaxi”, a Culinária Show, com receitas inovadoras com abacaxi e o espaço gastronômico e Barman Show. Estão programadas apresentações musicais de Ediwson Santos, Paulinho e Flávia e Fábio e Eliana.
A 1ª Expo Abacaxi em Itapororoca é realizada pela Prefeitura de Itapororoca, pela Associação dos Produtores de Abacaxi de Itapororoca (Asprait) e pelo Governo do Estado, por meio da Sedap-PB e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). O Sebrae-PB, Banco do Nordeste, Federação Paraíba da Agricultura (Faepa), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB), Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Governo Federal e Sindicato Rural de Araçagi são parceiros do evento.