Notícias

Criadores reconhecem valor da genética bovina da Empaer para melhorar seus rebanhos

publicado: 10/09/2024 15h53, última modificação: 10/09/2024 15h53
1 | 2
2 | 2
Leilao 10-09.jpg
leilao2 10-09.jpg

Os animais bovinos que integram o plantel de melhoramento genético das estações experimentais de Alagoinha e de Umbuzeiro da Empresa Paraibana de Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) – órgão da administração indireta do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) –  estão contribuindo significativamente para melhorar os rebanhos leiteiro e de corte no Nordeste. Essa constatação é dos próprios criadores que têm manifestado interesse de participar dos leilões públicos de gado das raças Sindi, Guzerá e Gir.

O próximo leilão público de bovinos elite das raças Sindi, Guzerá e Gir da Empaer será realizado em 21 de setembro, dentro da Feira Paraíba Agronegócio, promovida pela Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e já está chamando a atenção de criadores de todo o país.

Nesta semana, o agropecuarista Marcos Viana Lima, da Fazenda Lagoa do Cedro, no município de Gararu, estado de Sergipe, que há vários anos vem participando dos leilões de animais promovidos pela Empaer, reconheceu a importância dos reprodutores e matrizes adquiridos, o que permitiu melhorar o seu rebanho.

Os animais procedentes das pesquisas da Empaer, que carregam a marca da Emepa, conhecida em todo o País, sempre atraiu o interesse de criadores. “A Empaer precisa continuar com esse padrão do gado Guzerá, por exemplo, que é o melhor do País. Animal bom, com excelente aptidão tanto para leite e produção de carne, e isso tem trazido resultados satisfatórios para nós, criadores”, comentou Marcos Viana.

Para o gerente da Estação Experimental Alagoinha, Rubens Fernandes da Costa, o reconhecimento de um criador que trabalha com os animais, produtos das pesquisas de melhoramento genético realizadas pelos pesquisadores da Empaer, enche de satisfação e a certeza de que tudo está no caminho certo, porque sempre se busca oferecer matrizes e reprodutores bovinos que são cada vez mais, reconhecidos em todo o País.

“Como Marcos Viana, outros criadores têm reconhecido a importância de nossa genética e a satisfação maior é saber que estão melhorando a qualidade de seus rebanhos”, comentou Rubens.

Também esta semana, os criadores Hugo Guimarães e Antônio Neto, do estado de Sergipe, visitaram a Estação Experimental Alagoinha da Empaer, para conhecer os animais da raça Sindi.

Outros que também estiveram em Alagoinha, foram os criadores Marcos Rodrigues da Cunha e seu filho Rodrigo Assis da Cunha, de Goiânia (GO), igualmente interessados na raça Sindi. O diretor de pesquisa da Empaer, Aderval Monteiro, comentou que a qualidade da genética bovina paraibana, além de reconhecida nacionalmente, tem colocado os animais entre os 10 primeiros colocados no ranking da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).