Notícias

Criadores mostram potencial da pecuária bovina e caprina no Vale do Piancó na Expoleite

publicado: 26/05/2023 16h40, última modificação: 26/05/2023 16h40
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2023-05-26 at 16.31.03 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-26 at 16.31.03 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-26 at 16.31.03 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-26 at 16.31.03.jpeg

Com a finalidade de estimular a cadeia produtiva do leite bovino e caprino e mostrar o potencial da pecuária na região, está sendo realizada a 15ª Expoleite Vale do Piancó, no Parque de Exposição Elzir Matos, em Piancó, promovida pela Associação dos Produtores de Leite do Município de Piancó, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e vinculadas, entre as quais, a Empresa Paraibana de Extensão Rural, Pesquisa e Regularização Fundiária (Empaer) e outros parceiros.

A realização da Exposição repercute em outros municípios, com criadores que comparecem para vender ou trocar animais. “Há quem troca carro ou moto por bovinos. É um evento de negócios que há 15 anos realizamos. A parceria com a Empaer e a Sedap tem sido fundamental para seu crescimento, que atende ao pequeno criador quando necessário, a exemplo da campanha de vacinação contra a febre aftosa”, comentou o presidente da Associação, João Batista do Nascimento.

A Expoleite começou na quinta-feira (25) e se estenderá até este domingo (28), seguindo uma programação que consta de Torneio de Vaca Leiteira, Torneio de Cabras Leiteiras, além de palestras, exposição de produtos derivados do leite, escolha da rainha da festa, leilão de aproximadamente 50 bovinos doados por criadores, promovido pela Paróquia Santo Antônio, em benefícios de ações sociais da Igreja, entre outras atividades.

A Exposição é um momento importante para a realização de negócios, troca de experiências e serve, também, como impulso à pecuária leiteira do Vale do Piancó, sua principal atividade econômica. São 274 criadores cadastrados na Associação, que produzem 12 mil litros de leite diários, comercializados para a indústria de beneficiamento Isis, que paga um preço de R$ 2,15 a R$ 2,30 o litro. Toda a produção é recolhida em 11 tanques de resfriamento.

O evento tem a participação de empresas ligadas à comercialização de produtos agropecuários, de bancos oficiais que disponibilizam recursos para o produtor, além de contar com estande da Empaer e do Senar, que fazem atendimento e tiram dúvidas dos agricultores e criadores. A meta é difundir ainda mais a cadeia produtiva do leite nas cidades de Piancó, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Igaraçy e Aguiar.

Os torneios leiteiros ajudam a promover o desenvolvimento da pecuária leiteira, melhora o padrão zootécnico, por meio de amostras reconhecidamente adaptáveis à região. A exposição também oferece aos criadores oportunidades para aprimoramento da cadeia produtiva da caprinocultura.